01:30h • 18 de Agosto de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Grupo de Estudos Interinstitucional de Gênero reúne-se na sede da APMP

Integrantes debatem sobre estratégias para promover a igualdade de gênero no Ministério Público e no sistema Judiciário

11/06/2018

Na manhã do último dia 07, as integrantes do Grupo Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público estiveram reunidas na sede administrativa da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), em Curitiba.

O grupo, que completou um ano de criação agora em junho, realiza reuniões periódicas para dialogar sobre a representatividade da mulher dentro das instituições participantes e elaborar estratégias com o objetivo de melhorar os índices de igualdade entre homens e mulheres, principalmente em cargos diretivos.

Este, que foi o nono encontro, contou com a participação da Conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille Gomes, ex-Presidente da APMP e  ex-Procuradora-Geral de Justiça do Paraná.

Dando prosseguimento à pauta da reunião anterior (25 de abril), as participantes conversaram sobre o evento internacional de Igualdade de Gênero proposto pela Juíza Flávia Vianna, com indicação de participação da Embaixadora do México, Carmem Moreno, e deliberaram pelo término do ofício destinado à Governadora do Paraná, Cida Borghetti. O referido documento  tem o intuito de parabenizá-la pela assunção no poder executivo estadual, e com a proposição de que seja promovida uma política pública genérica relativa à igualdade de gênero nos cargos de decisão/poder.

Na oportunidade, comentou-se sobre a iniciativa do I Encontro do Movimento Nacional das Mulheres do Ministério Público, que ocorrerá no dia 30 de junho, em São Paulo. O movimento surgiu quando algumas promotoras e procuradoras de todo o Brasil consideraram indispensável e urgente a formação de um grupo para que as mulheres possam se organizar, pensando conjuntamente na adoção de políticas efetivas de mecanismos e estratégias frente às desigualdades entre homens e mulheres no Ministério Público Brasileiro.

Ainda, as integrantes conversaram sobre projetos legislativos afetos a igualdade de gênero e sobre a proposição de políticas públicas e de gestão relacionadas ao tema.

Instituições do Grupo
O Grupo de Estudos Interinstitucional é composto por representantes do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público Federal no Paraná, Justiça Federal do Paraná, Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (AMATRA IX), Associação dos Juízes Federais do Paraná (APAJUFE), Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) e Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR).

 

 

Fotos: APMP