09:11h • 16 de Setembro de 2019
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Grupo de Estudos Paulo Rubens Madureira realizou reunião em Guarapuava

Encontro ocorreu na UTFPR - Câmpus Guarapuava

18/06/2018

Nos dias 08 e 09 de junho, a APMP, por meio da Diretoria de Apoio aos Grupos de Estudos, e o Grupo de Estudos Paulo Rubens Madureira, de Guarapuava, realizaram curso com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Guarapuava. Participaram do encontro 31 convidados, entre promotores e servidores do MPPR.

O associado Régis Rogério Vicenti Sartori, diretor da Diretoria de Apoio aos Grupos de Estudos, esteve presente e prestigiou a reunião.  

O evento contou com uma palestra, ministrada por dois membros CADE: Leitão Valadares Roquete, especialista em Politicas Públicas e Gestão Governamental e Coordenador-Geral de Análise Antitruste do CADE, e Rubem Accioly Pires, Coordenador de Inteligência e Operações da Superintendência-Geral do CADE.

Durante o curso, os palestrantes apresentaram questões relacionadas à estrutura do CADE; ao conceito e modalidades dos carteis, à Legislação brasileira administrativa, criminal e cível; às estratégias, exemplos e casos concretos de carteis em licitações; às novas técnicas de investigação; às técnicas de detecção de carteis e big data; e à experiência em diligências de busca e apreensão.

Ainda, os membros do CADE falaram de casos reais, tais como da Polícia Federal, que realiza buscas e apreensões em grandes operações. Foi demonstrado qual é a importância dessa busca na área de documentação, dados e informática, onde, muitas vezes, encontra-se a prova da investigação em andamento.

Após o encerramento do curso, os participantes foram recepcionados com um almoço de confraternização na Chácara Recanto Feliz, em Guarapuava.

Este foi o segundo evento promovido pela Diretoria de Apoio aos Grupos de Estudos. Para o diretor Régis Sartori, o sucesso do encontro em Guarapuava é resultado da brilhante organização realizada pela coordenadora do Grupo, a promotora de Justiça Leandra Flores.