00:22h • 11 de Dezembro de 2019
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Lewandowski é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

Eleição aconteceu nesta quarta-feira (13)

13/08/2014

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu nesta quarta-feira (13) o ministro Ricardo Lewandowski como presidente da Corte. A data da posse ainda não está marcada e o ministro vai comandar a corte pelos próximos dois anos. A ministra Cármen Lúcia foi eleita vice-presidente.

Lewandowski estava como interino desde o começo deste mês, quando Joaquim Barbosa se aposentou do cargo de ministro.

O resultado era esperado porque, tradicionalmente, o plenário elege o ministro com mais tempo de atuação na Corte que ainda não foi presidente. Depois de cumprir o mandato de dois anos, quem exerceu o cargo vai para o fim da fila. Como vice, é escolhido o segundo com mais tempo de atuação que não tenha comandado o tribunal.

A eleição ocorreu de forma rápida. Cada ministro escreveu seu voto em papel, colocou em um cálice, e o mais novo – atualmente, Luís Roberto Barroso – anunciou o placar.

"Comprometo-me desde logo a honrar as tradições mais do que seculares do Supremo Tribunal Federal e também cumprir e fazer respeitar a consagrada liturgia desta Casa de Justiça", afirmou o ministro Lewandowski após a eleição.

Ricardo Lewandowski tem 66 anos e é ministro do Supremo há oito anos, após ter sido indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como presidente do TSE, nas eleições de 2010, se destacou na defesa da Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados por órgão colegiado.


Fonte: G1
Foto: Uol