13:41h • 23 de Fevereiro de 2020
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Palestra com o autor da obra "Ulisses de James Joyce: Um Estudo" ocorrerá nesta quinta (21)

Abdon Franklin de Meiroz Grilo tratará sobre a sua obra

20/11/2019

Nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, às 19h, na Escola de Magistratura do Paraná, ocorrerá uma palestra com o autor Abdon Franklin de Meiroz Grilo, que tratará sobre a sua obra “Ulisses de James Joyce: Um Estudo”. O palestrante é pai da associada Valéria Teixeira de Meiroz Grilo, procuradora de Justiça aposentada.

O encontro é organizado em parceria com a Academia Paranaense de Letras Jurídicas, a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e a Escola da Magistratura do Paraná (Emap), e tem apoio da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP).

Sobre a obra

Abdon Franklin de Meiroz Grilo foi instigado a publicar um estudo sobre Ulisses, de James Joyce, a partir de anotações para guiar e estimular leitores. Criou um site (Veja aqui), como obra aberta e sujeita a alterações e acréscimos. Em 2017 lançou o livro para apoio à leitura das três traduções para o português feitas para Ulisses. Além destas notas de apoio, existem análises de personagens, temas, motivos e símbolos. Depois da resenha, para cada episódio, há colação entre a canção do poema homérico Odisseia e o episódio correspondente de Ulisses.

Sobre o autor

Abdon Franflin de Meiroz Grilo nasceu em Natal/RN e se graduou em Medicina no Recife/PE. Além de médico, foi militar. No exercício desta última atividade, residiu em sete cidades. Ao se aposentar, se fixou em Santa Maria/RS, onde viveu por dois anos nos anos 80. Na cidade, além de cultivar amizades e ter encontrado sua companheira Anisia, voltou a frequentar a universidade, licenciando-se em Filosofia e cursando História e Teologia. Apreciador da literatura desde a infância, na adolescência entrou em contato com a obra de James Joyce.

Serviço

Data: 21/11/2019

Horário: 19h

Local: Escola da Magistratura do Paraná - Rua Ernâni Santiago de Oliveira, 87, Centro Cívico, Curitiba/PR.

Entrada franca.