APMP prestigia posse de Leila Schimiti como Procuradora de Justiça
Representando a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), a Presidente Symara Motter participou, na tarde da última terça-feira (29), da solenidade de posse de Leila Schimiti no cargo de Procuradora de Justiça. Leila é a primeira mulher promovida por meio do Edital de Promoção Exclusiva para Mulheres — uma conquista inédita no país, fruto de proposta viabilizada pela APMP.
Além da Presidente, compuseram a mesa de honra o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti; o Corregedor-Geral do MPPR, Paulo Sergio Markowicz de Lima; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus de Souza Signorini; o Ouvidor-Geral do MPPR, João Henrique Vilela da Silveira; o Conselheiro do Conselho Superior do MP, Moacir Gonçalves Nogueira Neto; o Decano da Instituição e ex-Procurador-Geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo; e, representando o Tribunal de Justiça do Paraná, a Desembargadora, Luciana Carneiro de Lara.
Em seu discurso, Symara Motter enfatizou a importância da promoção da equidade de gênero nas instituições públicas, destacando o papel transformador de ações afirmativas no avanço da representatividade feminina nos espaços de decisão.
“A promoção de Leila, por merecimento ao cargo de Procuradora de Justiça, tornando-se a primeira mulher no Brasil a alcançar essa posição por meio de um edital exclusivo voltado à promoção da equidade de gênero, é histórica. Tanto para ela quanto para o Ministério Público do Paraná, pioneiro no efetivo cumprimento da resolução do Conselho Nacional que estabelece a política nacional de incentivo à participação institucional feminina”, disse.
Symara também dirigiu palavras às demais candidatas ao cargo, reforçando o caráter coletivo da conquista: “Às Promotoras de Justiça, que também concorreram à vaga, quero dizer: essa vitória é de todas nós.”
Tajetória exemplar no MPPR
Leila Schimiti iniciou sua carreira no Ministério Público do Paraná em 1989, como promotora substituta nas comarcas de Cornélio Procópio, Umuarama e Nova Esperança. No ano seguinte, foi promovida à Promotora de Justiça de entrância inicial em Cândido de Abreu e, ainda em 1990, removida para Sertanópolis. Em 1992, assumiu a Promotoria de Justiça de Arapongas.
Em 2001, foi promovida a promotora substituta em Maringá e, no ano seguinte, removida para Londrina, onde construiu uma sólida trajetória profissional. Na cidade, atuou por treze anos na área de Proteção ao Patrimônio Público, dois anos no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), cinco anos na Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente, Pessoa com Deficiência e Curadoria das Fundações e, por mais três anos, na área de Proteção dos Direitos do Consumidor, da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.
Com mais de três décadas de dedicação ao Ministério Público, Leila Schimiti se destaca por seu compromisso institucional e por sua atuação técnica em diversas frentes.