Associado da APMP integra grupo de paraquedistas que vai tentar recorde mundial nos EUA

Promotor de Justiça Heric Stilben se prepara para o desafio desde 2021 e soma 1.600 saltos no currículo
16 de julho de 2025 > Gerais

De 16 a 22 de agosto, a cidade de Ottawa, em Illinois, nos Estados Unidos, vai receber a elite do paraquedismo vertical em uma tentativa inédita: quebrar o recorde mundial de salto em grande formação Head-Down (de cabeça para baixo).  

Território sagrado dos praticantes da modalidade esportiva, o local abriga a Skydive Chicago, um dos maiores centros de treinamento de paraquedismo do planeta. A meta é reunir 200 homens e mulheres de várias nacionalidades em uma figura única e gigantesca no céu. A marca atual é de 164 pessoas, atingida em 2015.  

Entre os 16 atletas convocados para representar o Brasil no desafio, está o Promotor de Justiça Heric Stilben, associado à APMP e que atua no Centro de Apoio Criminal, do Júri e de Execuções Penais do MPPR.

“Para chegar à lista final, ocorreram diversas seletivas no mundo todo. No meu caso, participei de 6 eventos que servem como classificatórias, sendo três recordes regionais (Winsconsin, California e Sul-americano). Só fiquei de fora do recorde da Flórida, em fevereiro deste ano, por conta de uma cirurgia no ombro”, explica.  

Trajetória  

Stilben deu os primeiros passos no esporte em 2014, na escola de paraquedismo de Foz do Iguaçu, tendo completado, recentemente, a marca de 1.600 saltos.  

“O salto mais memorável foi com meu irmão, Victor, sobre a ‘Palmeira’ de Dubai em 2016. Já o mais desafiador foi, também, a maior conquista: o recorde californiano, em maio deste ano, com 103 atletas em formação”, diz.

Segundo o Promotor, apenas no Brasil existe uma preparação específica para esse tipo de evento, chamada “Vertical Training”. Ela é realizada mensalmente em Boituva, no interior de São Paulo.  

“Venho treinando para o mundial desde meados de 2021, tendo ficado no banco de reservas na tentativa de 2022 e agora convocado para o grupo principal pela primeira vez”, conta.  

Regras oficiais  

Por ser a modalidade mais perigosa, em que se atinge a velocidade de cerca de 350km/h no ar, o salto em grandes formações Head-Down é considerado a “Fórmula 1 do paraquedismo”. A tentativa de Chicago contará com o uso de 9 aeronaves, que subirão até 19 mil pés de altitude. A essa altura, o grupo terá 60 segundos para realizar a manobra.

Para que o recorde seja validado, os 200 paraquedistas deverão se conectar com precisão (conforme um padrão previamente definido e bastante complexo) e sem qualquer erro, antes de se separarem e abrirem os paraquedas.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.