Lúcia Inez Giacomitti Andrich é eleita Ouvidora-Geral do MPPR
A Associada e Procuradora de Justiça Lúcia Inez Giacomitti Andrich foi eleita para o cargo de Ouvidora-Geral do Ministério Público do Paraná (MPPR), tornando-se a primeira mulher na história da instituição a ocupar essa função desde a criação da Ouvidoria, há 18 anos.
A votação ocorreu na última segunda-feira (12), de forma totalmente eletrônica, com a participação de 102 dos 107 procuradores de Justiça em exercício. Lúcia recebeu 56 votos.
Para ela, a conquista representa um avanço simbólico e institucional: "É um marco importante, porque em 18 anos de criação da Ouvidoria no Ministério Público do Estado do Paraná, foi eleita uma mulher. Foi a união de forças de outras valorosas mulheres para marcar a nossa representatividade e promover mudanças, em um órgão tão sensível na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição Ministério Público”, disse.
A apuração foi conduzida no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, pela comissão eleitoral formada pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, pelo Corregedor-Geral, Paulo Sergio Markowicz de Lima, e pelo Decano e Ex-PGJ, Milton Riquelme de Macedo.
Também acompanharam o anúncio do resultado autoridades da Administração Superior, como a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus de Souza Signorini, a Subcorregedora-Geral, Jacqueline Batisti, e a Secretária do Conselho Superior, Fernanda da Silva Soares.
A nova Ouvidora-Geral sucederá o Procurador de Justiça João Henrique Vilela da Silveira, e a transmissão do cargo ocorrerá no dia 22 de maio.