12 promotores substitutos foram empossados em solenidade no Ministério Público do Paraná

Cerimônia ocorreu na última quinta-feira (08), em Curitiba
14 de dezembro de 2022 > Gerais

A última quinta-feira (08) foi especial para o Ministério Público do Paraná (MPPR). Doze novos promotores substitutos foram empossados, em solenidade realizada no auditório do bloco II do MPPR, em Curitiba. A cerimônia foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia

Foram empossados como novos promotores substitutos: Consuello Alcon Fadul Cerqueira, Renato de Almeida Mascarenhas, Filipe Rocha e Silva, Débora Victor de Andrade, Lucas Berni Carneiro da Fontoura, Nayara Masquetti Valério, Harthyan Bruno Shuck de Medeiros, Diego de Alencar Salazar Primo, Lana Drapier Albuquerque Zaidowicz, Paulo César Pinhata Iemma, Renata Melo Boaventura e Bruno Fanchin. 

Compuseram a mesa da solenidade: o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o subcorregedor-geral do MPPR, Paulo Sérgio Markowicz de Lima; o presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora da Escola Superior do MPPR, Samia Saad Gallotti Bonavides; o ouvidor-geral, Antonio Cesar Cioffi de Moura; o ex-procurador-geral de Justiça Ivonei Sfoggia; os procuradores de Justiça Marcello Augusto Cleto Melluso e Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini e a desembargadora Denise Krieger

O procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia, abriu a solenidade lembrando do compromisso estabelecido para os novos membros do MPPR. 

É um momento especial, de muita alegria e felicidade. Este momento solene estabelece um compromisso eterno com a instituição, com a vocação e com o ideal do Ministério Público”, afirmou Giacoia. 

Os novos membros prestaram o compromisso legal ao assumir o cargo e assinaram o termo de posse, lido pelo promotor de Justiça, Wilde Soares Pugliese, secretário do Conselho Superior do Ministério Público. 

O subcorregedor-geral do MPPR, Paulo Sérgio Markowicz de Lima, ressaltou a necessidade de iniciar a caminhada com o pé direito: “Façam compromissos com as partes vulneráveis da sociedade, são elas que nos dão o nosso nome como instituição. Comecem com o pé direito, com muito empenho e garra. Nós fomos feitos para ajudar o próximo”. 

O Presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz iniciou sua fala citando o procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, Claudio Barros Silva. “Ser membro do Ministério Público é ter vocação para uma carreira repleta de poderes e de prerrogativas, bem como de deveres e de responsabilidades, com cujo exercício todos devem estar prontos e aptos para conviver por muitos anos. Esta é, portanto, uma opção de vida”, lembrou. 

Na sequência, Glitz fez um breve resgate histórico da constituição do Ministério Público e prestou homenagem póstuma à procuradora de Justiça Miriam de Freitas Santos, fazendo referência a sua atuação no MP. “Valorizem o que vocês conquistaram, preservem o que vocês conquistaram e tenham consciência do tamanho da responsabilidade que vocês assumem a partir de hoje. Sejam bem-vindos à família do MPPR e sejam bem-vindos à família APMP”, destacou. 

Na sequência, Consuello Alcon Fadul Cerqueira falou em nome dos empossados e ressaltou a dedicação de cada um para buscar a aprovação no concurso. 

“Cada um de nós escolheu estar aqui. A aprovação não foi dada por destino, ela é fruto de muita dedicação, abdicações e de tempo. Entre a publicação do edital e o resultado final foram pouco mais de 9 meses, tenho certeza que meus colegas, assim como eu, cresceram, aprenderam e se compreenderam mais nesse tempo do que em qualquer outro período da vida até a aprovação final no MPPR”, ressaltou Cerqueira. 

Antes do encerramento da cerimônia, o procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia, também prestou sua homenagem à procuradora de Justiça, Miriam de Freitas Santos. “Era uma mulher à frente do seu tempo. Como afrodescendente venceu desafios e preconceitos. Ingressou em uma carreira de destaque no Ministério Público em um período que era impensável uma mulher negra conquistar esse espaço”, relembrou o PGJ.

Confira aqui as fotos da cerimônia.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.