Adrenalina: Associado paraquedista quebra recorde mundial de salto em grande formação
Depois de 8 tentativas, o grupo de elite do paraquedismo vertical — concentrado na Skydive Chicago (EUA) — conseguiu quebrar o recorde mundial de salto em grande formação na modalidade Head-Down (de cabeça para baixo), reunindo 174 atletas em um gigantesco “floco de neve” no ar.

Por trás da ação bem-sucedida, concretizada no último fim de semana, está o Promotor de Justiça Heric Stilben, associado à APMP e que atua no Centro de Apoio Criminal, do Júri e de Execuções Penais do MPPR.
“A ideia inicial era tentar a formação com 200 atletas, mas as condições não ajudaram. Por conta dessa redução, minha posição no avião mudou e passei a ser “a chave” , aquele paraquedista que tem a função de ser o primeiro a sair, dando o sinal para que os outros também saiam”, conta.

A empreitada contou com 9 aeronaves a 19 mil pés de altitude e apenas 60 segundos para que todos ficassem alinhados e o símbolo perfeito.
“Nesses saltos de grande formação, os organizadores costumam dizer que nunca sairá 100% conforme o plano. A previsão era de termos vinte saltos durante uma semana, mas lidamos com problemas de clima, muitas nuvens e uma previsão instável que dificultou muito o planejamento”, explica Stilben.
Próximos passos
Agora, o foco do associado está em manter os treinamentos para, em 2028, participar de uma nova tentativa.