Agosto Lilás: APMP reforça compromisso no combate à violência contra a mulher

Mês foi marcado por série informativa e a participação de associadas em eventos
1 de setembro de 2025 > Notícias

A Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) esteve fortemente engajada nas ações do Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. 

Ao longo do mês, a entidade publicou uma série especial de matérias informativas no site, trazendo conteúdos de orientação e reflexão. Foram abordados temas como a história e a importância da campanha, os 19 anos da Lei Maria da Penha, as formas de violência contra a mulher, os caminhos para reconhecer e apoiar vítimas, além do papel da rede de proteção no fortalecimento das políticas de enfrentamento. 

Além da produção de conteúdo, Associadas da APMP tiveram participação expressiva em eventos no Paraná e em outros estados, levando conhecimento, promovendo debates e fortalecendo a atuação institucional. 

A agenda começou em 7 de agosto, quando Tarcila Santos Teixeira participou, em Brasília, do Seminário “Vítimas: Compreender, Proteger e Reparar”, promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça Militar. No mesmo dia, Andréa Simone Frias representou a Procuradoria-Geral do Paraná na XIX Jornada Lei Maria da Penha, que reuniu especialistas de todo o país para debater os desafios e avanços da legislação. 

Em 14 de agosto, a 1ª Secretária da Associação Kele Cristiani Diogo Bahena esteve no Encontro Regional – Mulheres em Foco, realizado no Norte Pioneiro e nos Campos Gerais, iniciativa que buscou unir forças e compartilhar experiências de enfrentamento. Na mesma data, Andréa Simone Frias participou do bate-papo “Diga não à violência contra a mulher”, no Podcast de Iza Tavares.  

No dia 17 de agosto, Tarcila Santos Teixeira esteve novamente à frente das discussões, dessa vez em Curitiba, no Seminário “Liderança Comunitária em Ação”, que debateu ações contra violência de gênero nas regionais de Curitiba, realizado em parceria entre o MPPR, a SESP e a Prefeitura. 

A agenda seguiu em 21 de agosto, com a participação da Procuradora de Justiça Monica Louise de Azevedo na sessão inaugural da primeira Câmara Criminal Especializada do Brasil, criada no TJPR para julgar exclusivamente casos de violência doméstica e familiar contra a mulher – uma conquista histórica para dar celeridade e especialização a esses processos. 

No dia 22 de agosto, Andréa Simone Frias contribuiu com o programa “Justiça com Elas”, abordando o tema “Lei Maria da Penha: Proteção, Direitos e o Papel da Comunidade Escolar”. Na mesma data, Maria Aparecida Mello da Silva Losso participou do evento “Todos por Elas. Construindo Intersetorialidades”, promovendo debates sobre a integração de políticas públicas e redes de proteção às mulheres.  

No dia 25 de agosto, Letícia Giovanini Garcia participou do 1º Encontro do projeto “Diálogos Interescolares de Estudos Jurídicos” (DIEEJ), com o tema “Julgamento com Perspectiva de Gênero”. O evento foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR).

Em 26 de agosto, a Promotora de Justiça aposentada Maria Sônia Freire Garcia ministrou a palestra “Agosto Lilás: Pela conscientização e combate à violência contra a mulher”. No mesmo dia, em Pitanga, Amanda Ribeiro dos Santos iniciou dois dias de atividades pelo Agosto Lilás. No primeiro, conduziu palestra e dinâmica com funcionários da empresa K-Luz Energia Total. No segundo, realizou palestra no Colégio São Bento e visitas ao Colégio Cívico Militar Dom Pedro I, levando orientação e material informativo aos alunos. 

Em 27 de agosto, Viviane Moraes Ribeiro Gerelus participou do NoroCast, podcast do Jornal Noroeste, destacando a importância da mobilização social contra a violência de gênero. 

No dia seguinte, 28 de agosto, Kele Cristiani Diogo Bahena ministrou palestra sobre os tipos de violência contra a mulher, na Câmara de Vereadores de Abatiá.  A programação foi concluída em 29 de agosto, com Maria Aparecida Mello da Silva Losso, palestrando no Hospital de Clínicas da UFPR sobre “Assédio Sexual e Violência contra a Mulher: Uma Questão de Direitos”

Com informação, presença institucional e engajamento das associadas, o Agosto Lilás foi um mês de fortalecimento da luta contra a violência de gênero e de promoção dos direitos das mulheres. 

Representou a APMP em eventos no Agosto Lilás? Entre em contato com a Comunicação via WhatsApp (41) 99684-4626 - Letícia.  

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.