Alexandre Gaio é o novo presidente da ABRAMPA

A nova diretoria dará continuidade e ampliará os projetos em temas de maior relevância que auxiliem os Ministérios Públicos em suas atuações na defesa do meio ambiente
28 de abril de 2022 > Gerais

O promotor de Justiça e associado da APMP, Alexandre Gaio, foi eleito, na quarta-feira (27), como Presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), para o triênio 2022-2025. A chapa "Meio Ambiente e Resiliência", liderada por Gaio, foi eleita por aclamação em Assembleia Geral Extraordinária da Abrampa, realizada na cidade de Vitória (ES), no curso do XX Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. A nova diretoria terá representantes de todas as regiões do país, com membros dos Ministérios Públicos Estadual, Federal, do Trabalho e do MP do Distrito Federal e Territórios. 

Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Paraná, atualmente em exercício no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU), Alexandre Gaio ocupa atualmente o cargo de 3º Vice-Presidente da Abrampa. A atual presidente, Cristina Seixas Graça (MPBA), destacou que a eleição da nova diretoria da Abrampa, com a Presidência do associado Alexandre Gaio representa a continuidade e ampliação do nosso projeto institucional que tem a proposta de cada vez mais a Abrampa promover a capacitação, prover análises técnicas, trocar experiências e produzir instrumentos técnicos para facilitar e aprimorar a atividade funcional na defesa do meio ambiente dos nossos associados. Além disso, a nova gestão dará continuidade aos projetos atualmente desenvolvidos pela associação e consequentemente deverá captar novos projetos de grande relevância para a defesa ambiental. 

Para Gaio, “é uma grande honra receber o voto de confiança de todos os associados para liderar uma instituição tão importante e representativa no cenário nacional para a proteção do meio ambiente. Ao mesmo tempo, o cenário nacional e internacional de crise ambiental e de emergência climática demandam uma atuação cada vez mais efetiva e resolutiva, o que se apresenta como forte desafio da próxima gestão”

A nova diretoria elegeu, como prioridade para a próxima gestão, a continuidade e ampliação dos projetos em andamento, inclusive no que concerne à contribuição da Associação como amicus curiae nos Tribunais superiores nos temas de maior relevância ambiental, a realização de cursos de capacitação e produções bibliográficas e a intensificação de iniciativas que auxiliem os Ministérios Públicos em suas atuações na defesa do meio ambiente e da ordem urbanística. O planejamento também inclui a identificação de possíveis atuações articuladas com os Ministérios Públicos e instituições parceiras para o enfrentamento de ilícitos ambientais regionais e nacionais. 

A posse da nova Diretoria está agendada para o dia 27 de maio, em Assembleia Geral da Abrampa, a ser realizada na cidade de Belo Horizonte. 

Alexandre Gaio 

Alexandre Gaio é promotor de Justiça no Estado do Paraná. Atua no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU) e coordena o GAEMA da Região Metropolitana de Curitiba. É o coordenador nacional da “Operação Mata Atlântica em Pé” e autor do livro Lei da Mata Atlântica Comentada, publicado pela editora Almedina. 

 ABRAMPA  

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1997, que congrega membros do Ministério Público de todo o Brasil com atuação especializada em meio ambiente, com o objetivo de ensejar o intercâmbio de ideias, harmonização de conditas, ajuda mútua, concentração de esforços, realização de seminários, congressos e outros eventos sobre o tema. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.