APMP dá boas-vindas aos três novos promotores substitutos

Diretoria recepciona os novos associados na sede de Curitiba
26 de outubro de 2021 > Diretoria

Na tarde da última segunda-feira, 25 de outubro, a APMP recebeu três novos promotores substitutos: Rafael Vittorazze AzolaJackeline Arruda Bonfim e Louise Félix Fernandes. Os recém-empossados foram recepcionados na sede da APMP pelo presidente da Associação, André Tiago Pasternak Glitz, pela 1ª vice-presidente, Nayani Kelly Garcia, pelo diretor executivo da PROMED e diretor-geral do Ministério Público do Paraná (MPPR), Willian Buchmann, pela Diretora de Mulheres da APMP, Mariana Dias Mariano, e pelo Diretor da Escola Superior do MPPR, Eduardo Augusto Salomão Cambi. 

Durante a reunião, foram apresentados os serviços da APMP, Mútua e PROMED e os novos promotores se filiaram à entidade.  

O presidente da APMP, André Glitz, destacou que os associados ingressaram aos quadros do MP em um momento de grande luta pela autonomia e independência de cada um dos membros da instituição. Relatou brevemente que um dos papéis da Associação é o de atuar pela defesa dos associados, para que possam bem trabalhar em prol da sociedade. “Contem conosco, a APMP estará sempre com vocês, defendendo seus direitos e seus interesses”, finalizou. 

A 2ª vice-presidente da APMP, Nayani Kelly Garcia, comentou que a partir daquela data, 25 de outubro de 2021, eles entravam em uma grande família: a família chamada Associação Paranaense do Ministério Público. Logo após encerrada a reunião, Nayani também apresentou alguns espaços físicos da sede para os novos associados. 

CERIMÔNIA DE POSSE 

A solenidade de posse ocorreu na manhã do mesmo dia (25), na sede do MPPR e, em virtude ainda das medidas de prevenção ao contágio da Covid-19, foi restrita a convidados, mas teve a transmissão pelo canal do MPPR no YouTube. 

André Glitz abriu os discursos e em sua fala relembrou a história da Carta de Curitiba. O documento serviu de base para o delineamento do perfil do MP brasileiro na Constituição Federal de 1988. “É importante conhecermos o passado para valorizarmos o presente. Cabe a vocês preservar e fazer jus à história de nossas instituições – MPPR e APMP –, que são frutos do trabalho incansável de muitos que nos antecederam. Em cada atendimento ao público, sessão no Tribunal do Júri ou ação civil pública, vocês representarão uma contribuição importantíssima para a valorização e a perenização do Ministério Público, para que possamos continuar trilhando o caminho em busca de uma sociedade mais justa e solidária”, declarou. 

Em nome dos empossados, Rafael Vittorazze Azola agradeceu o apoio de familiares e amigos, relembrando o caminho percorrido até a aprovação, marcado por abdicações, privações pessoais e dedicação diuturna aos estudos. Destacou a honra de já ter pertencido ao quadro de servidores e a realização de um sonho ao se tornar membro do MPPR. 

É uma realização que inspira dedicação e responsabilidade. Inspira dever de probidade, ética, comprometimento com o serviço público e com a efetivação dos direitos fundamentais. Inspira cuidado e proteção ao direito à vida, aos grupos socialmente vulneráveis, ao meio ambiente e ao patrimônio público. Da mesma forma, inspira um dever de atuação implacável contra toda a sorte de ilegalidades que venha a abalar o meio social, contra o crime e, especialmente, contra os atos de corrupção”, afirmou. 

Ao encerrar a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, ressaltou o ideal vocacional que deve acompanhar os novos promotores substitutos ao longo da carreira: “O Ministério Público transformou-se em uma bandeira de luta ao avanço nas conquistas sociais, na defesa dos mais vulneráveis e no combate às injustiças. É esse o ideal ético que se tornará, a partir de agora, ainda mais presente em seus corações.” 

Por fim, aconselhou os empossados a não se distanciarem do propósito original do MP, que é a promoção da justiça social: “É indispensável estarmos sempre com os olhos e os ouvidos atentos para o enredo da história do nosso povo que, mesmo afastado dos benefícios produzidos pela sociedade, ainda deposita suas maiores esperanças em nosso trabalho. É esse povo que vocês defenderão com honra como combatentes do Ministério Público do Paraná. Sejam bem-vindos”. 

Clique aqui e confira as fotos da reunião. 

APMP recepciona novos promotores substitutos
Posse promotores substitutos no MPPR.

 

Com informações e fotos: MPPR. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.