APMP investe em usina de geração distribuída em Umuarama

Iniciativas autossustentáveis fazem parte do planejamento estratégico da atual diretoria 
20 de junho de 2022 > Assuntos Institucionais, Diretoria

No prazo máximo de 90 dias deve estar concluída a obra de uma micro usina de geração distribuída, na subsede de Umuarama causando menos impactos ambientais e reduzindo custos financeiros no consumo de energia elétrica. 

O projeto foi aprovado pela diretoria este mês, após analise de indicadores de investimento e tempo de retorno dos valores investidos. O presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, explica que a preocupação com a geração de energia limpa ou energia “verde” e o compromisso com o meio ambiente faz parte do planejamento estratégico e da visão de futuro da atual diretoria. “Estamos deixando um legado com importante retorno para as futuras gerações de associados, o que está de acordo com os valores que defendemos e acreditamos, o que exige coragem e compromisso”. 

Inicialmente, são 144 módulos de 460W cada que totalizam a potência instalada de 66,24 kW, podendo ser expandida futuramente. A energia gerada será consumida instantaneamente pela subsede de Umuarama, a energia excedente será injetada na rede da distribuidora, gerando créditos que serão compensados em outras subsedes da Associação.  

Segundo Felipe Martini Pessôa, sócio-diretor da Engem Engenharia, empresa do setor de energia responsável pela obra, a estimativa é de que no primeiro ano a usina gere 91 mil kWh, com payback (indicador financeiro que representa o tempo de retorno do investimento) previsto de 4,5 anos. Além do retorno financeiro, a geração de energia limpa permite um retorno ao meio ambiente com a redução de gás carbônico CO2 na atmosfera. “Essa geração equivale a uma economia de 36,4 toneladas de carvão, 90,73 toneladas de CO2 que deixarão de ser emitidas e o plantio de quase 5 mil árvores”. 

Esta não é a primeira iniciativa para tornar a APMP autossustentável.  Em 2021, a Sede Administrativa passou a utilizar a energia solar contratada de usina solar fotovoltaica, o que tem gerado redução de custos.  Outro projeto da APMP, dentro da política de sustentabilidade, foi a instalação de filtros com camadas de quartzos cristalizados e carvão ativado.

 Esta iniciativa permitiu que, desde 2019, todas as torneiras do prédio da sede Administrativa forneçam água filtrada própria para consumo. Desde então, não há mais a despesa mensal de 40 galões de água de 20 litros, 40 Pacs com 12 garrafinhas de 500 ml e a utilização de 5 mil copos plásticos na sede administrativa. 

 Veja aqui as fotos da Usina de Umuarama.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.