APMP marca presença em posse do novo Corregedor-Geral do MPPR

Procurador de Justiça Ney Roberto Zanlorenzi assume o cargo pelos próximos dois anos
16 de dezembro de 2025 > Assuntos Institucionais, Diretoria, Gerais

A Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) marcou presença, no fim da tarde desta segunda-feira (15), na solenidade de posse do novo Corregedor-Geral do Ministério Público do Paraná (MPPR). O cargo passa a ser ocupado pelo Procurador de Justiça Ney Roberto Zanlorenzi no período de dois anos.

Representando a Diretoria da APMP, o Presidente Fernando da Silva Mattos integrou a mesa de honra de autoridades, enquanto o 1º Vice-Presidente Rodrigo Leite Ferreira Cabral acompanhou o ato institucional, assinalando a presença da entidade no início do novo ciclo da Corregedoria.

Presidida pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto, a cerimônia também marcou a recondução da Procuradora de Justiça Jacqueline Batisti ao cargo de Subcorregedora-Geral do MPPR.

Durante a solenidade, o Presidente da APMP, Fernando da Silva Mattos, também fez uso da palavra, destacando a solidez institucional do Ministério Público do Paraná, a importância da unidade demonstrada pelo Colégio de Procuradores de Justiça na escolha da nova Corregedoria e o caráter orientador e responsável da atuação correcional. 

Na manifestação, ressaltou, ainda, os desafios contemporâneos enfrentados pela instituição, especialmente a necessidade de diálogo permanente com uma sociedade cada vez mais digital, e o papel central da Corregedoria na promoção de boas práticas, da segurança jurídica e da coerência institucional.

Durante o ato, houve ainda destaque para a atuação do Procurador de Justiça Paulo Sergio Markowicz de Lima à frente da Corregedoria, com menção ao caráter orientador da gestão e à implantação de projetos que contribuíram para a qualificação da atuação ministerial no último biênio.

Eleição

O novo Corregedor-Geral concorreu ao cargo como candidato único e foi eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça do MPPR, com 105 votos, no início do mês.

Ao final do evento, a APMP ofereceu um coquetel aos participantes, proporcionando um momento de confraternização entre a nova formação da Corregedoria, membros do Ministério Público, servidores e demais autoridades presentes.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.