APMP participa de encontro do Grupo de Pesquisa Inovação, Direito e novas tecnologias do MPPR
Representada pelo 1º Vice-Presidente, Fernando da Silva Mattos, e pelo Diretor de Inovação e Tecnologia, Marcos José Porto Soares, a APMP marcou presença, na manhã desta segunda-feira (19), na reunião do Grupo de Pesquisa Inovação, Direito e novas tecnologias do MPPR. O encontro ocorreu de forma virtual e teve como convidada Amanda Smith Martins, que abordou as neurotecnologias, neurodireitos e seus desdobramentos éticos, jurídicos e institucionais.
Em sua explanação, a pesquisadora e especialista no tema trouxe reflexões relevantes sobre o uso crescente de dispositivos e técnicas que interagem com o sistema nervoso — como interfaces cérebro-máquina, mapeamento cerebral e tecnologias de estimulação neural — e os desafios que seu uso representa para os direitos fundamentais, a privacidade e a integridade cognitiva dos indivíduos.
Também participou o Procurador de Justiça Rodrigo Régnier Chemim Guimarães, que, junto com os membros da Diretoria da APMP, integra a coordenação do grupo, além de vários outros associados da entidade e demais pesquisadores.