APMP participa de homenagem ao associado Vani Antônio Bueno

Procurador de Justiça se aposenta após 33 anos de atuação no Ministério Público do Paraná
5 de outubro de 2023 > Aposentados, Gerais

Após 33 anos de atuação no Ministério Público do Paraná, o associado Vani Antônio Bueno se aposentou das funções ministeriais no dia 04 de outubro de 2023. A despedida ocorreu em uma solenidade realizada ne sede do MPPR, no Centro Cívico, em Curitiba. 

O evento contou com a presença de autoridades como: o procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia, a corregedora-Geral de Justiça, Rosangela Gaspari, a presidente da APMP, Symara Motter; o 1º vice-presidente da APMP, Fernando da Silva Mattos; o Diretor Executivo da APMP, André Tiago Pasternak Glitz; o secretário de estado da segurança pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira; o deputado estadual Gilson de Souza; bem como lideranças da Polícia Militar, do MPPR e do Tribunal de Justiça do Paraná. 

Além dos mais de 30 anos de dedicação ao MPPR, Vani Bueno atuou por 23 anos na Polícia Militar, completando 56 anos de prestação de serviços públicos. Ao lado de seus familiares, o associado não escondeu a emoção com a homenagem. “Estou realmente feliz e emocionado em receber essa homenagem e ver que tantos amigos e colegas estão aqui presentes. Sempre procurei fazer meu melhor, desde quando comecei na polícia. É um momento muito especial, que até me faltam palavras”, descreveu Bueno. 

A presidente da APMP, Symara Motter, agradeceu os 33 anos de dedicação de Vani Bueno ao MPPR, destacando a sua intensa participação nas atividades ministeriais e associativas. Ela fez questão de destacar também o exemplo que o associado é para os colegas de profissão.  “Sua história de vida e dedicação aos serviços públicos é um exemplo daqueles que devem ser enaltecidos do começo ao fim. Nada aconteceu ao acaso”, enalteceu Motter. 

“É um descanso justo, merecido, mas que vai nos deixar uma saudade daquelas repletas de boas lembranças”, completou a presidente, que ao final do discurso, em nome da Diretoria da APMP, presenteou Vani Bueno com uma placa especial. 

Durante a solenidade, o associado também foi homenageado pelo MPPR e pela Polícia Militar. Das mãos do deputado Gilson de Souza recebeu uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, em agradecimento pelos 56 anos de atuação no serviço público. 

A trajetória no MPPR 

Vani Antônio Bueno ingressou no Ministério Público do Paraná em junho de 1990. Sua primeira comarca de atuação, como promotor substituto, foi Campo Mourão. Posteriormente, trabalhou em diversas comarcas, como Chopinzinho, Laranjeiras do Sul e Paranaguá, até chegar em Curitiba. 

Na capital, em 1995, foi designado para atuar na Promotoria de Investigação Criminal, a antiga PIC. Na sequência, atuou também no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). 

Em 2012, Vani Bueno foi promovido ao cargo de procurador de Justiça. Foi designado para coordenar a segurança institucional do MPPR e, na sequência, foi convidado a coordenar também a segurança institucional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

Com uma vida associativa ativa, Vani Bueno participou de assembleias, pleitos, eventos sociais e culturais da APMP. O associado coordenou a logística do Congresso Nacional do Ministério Público, realizado em Curitiba durante a gestão da presidente Maria Tereza Uille Gomes, e em março de 2023, coordenou a segurança institucional do Congresso Estadual, realizado em Foz do Iguaçu. 

Confira aqui as fotos da solenidade. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.