APMP participa de homenagem do MPPR a associados com 50 anos de ingresso na carreira

Veja como foi a celebração do jubileu de ouro
19 de julho de 2021 > Aposentados, Diretoria

Na tarde do dia 15 de julho, o Presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, e a 2ª Vice-Presidente, Nayani Kelly Garcia, participaram do evento promovido pelo Ministério Público do Paraná que celebrou os 50 anos de ingresso na carreira dos promotores substitutos empossados em junho de 1971.

Na oportunidade, os associados homenageados que estavam presentes na cerimônia Carlos Masaru Kaimoto, Fajardo José Pereira Faria, Hélio Airton Lewin, Mário Luís Gonçalves da Silva e Rui Valente de Almeida compartilharam lembranças especiais e depoimentos emocionantes.

Foram dezesseis mentes brilhantes nomeadas à época, que carregaram em suas mãos a glória desta instituição. Nesta homenagem louvamos a todos com júbilo”, afirmou o Procurador de Justiça aposentado Sérgio Renato Sinhori, Presidente do Conselho Curador do Memorial do MPPR e Orador eleito da APMP para o biênio 2021/2023. Também integram o grupo empossado em 1971: Antonio José Casselli Kassin, Antonio Melchiori Netto, Francisco Elpídio Chiarini Ortiz, Lauro Benedicto de Castello Branco (in memorian), Marlene Jordão da Motta Armiliato, Maurício Kuehne, Naylor André das Chagas Lima (in memorian), Ruy Carlos Marcondes Marques (in memorian), Sérgio de Miranda Silva (in memorian), Sônia Maria Bardelli Silva Fischer, Vanderlei Antonio Bonamigo (in memorian).

O Presidente da APMP, André Glitz, destacou a influência dos jubilados nas gerações seguintes: “Vocês não só entregaram suas vidas e construíram o nosso Ministério Público, mas também tocaram o destino de muitos à sua volta, inspirando a trajetória pessoal e a carreira de inúmeros colegas que integram nossa instituição.”

Durante o evento, o Procurador de Justiça aposentado, Rui de Almeida Valente, presenteou o Memorial com um exemplar de um informativo institucional de 1971, que contém detalhes do concurso realizado naquele ano, como os nomes dos integrantes da banca, número de candidatos inscritos e colocações de aprovação. “Agradeço a Deus, o Grande Arquiteto do universo, por ter me permitido integrar as fileiras do Ministério Público do Paraná”, afirmou.

Há 50 anos entregamos nossos sonhos e nossas vidas ao Ministério Público. Fizemos isso com amor, com esforço e com a crença de que poderíamos ser úteis no exercício das nossas funções na proteção dos direitos da população. Por isso, o sentimento maior que brota hoje é o de gratidão por esse reconhecimento institucional”, declarou o Procurador de Justiça Hélio Airton Lewin, Coordenador do Caop das Promotorias Criminais, do Júri e de Execuções Penais.

Ao encerrar a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia, celebrou a trajetória honrada e o legado vitorioso dos homenageados: “Com galhardia, integridade ética e qualificação intelectual, vocês contribuíram decisivamente para a construção deste nosso glorioso Ministério Público e recebem com merecido destaque essa demonstração inequívoca de reconhecimento institucional”.

Também participaram do evento o Diretor-Secretário da Procuradoria-Geral de Justiça e Diretor Executivo da PROMED, Willian Buchmann;o Coordenador de Assuntos Institucionais do MPPR, 2º secretário e Diretor de Defesa de Prerrogativas da APMP, Fernando da Silva Mattos; o Assessor de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Luiz Celso de Medeiros; o Secretário do Conselho Superior do Ministério Público, Wilde Soares Pugliese; o Promotor de Justiça Humberto Eduardo Pucinelli; e Ana Maria Ferraz Lewin, Alexandre Ferraz Lewin e Érica Aparecida Cardoso Lewin, respectivamente esposa, filho e nora do associado Hélio Airton Lewin.

A APMP parabeniza os homenageados e celebra com orgulho essa data do jubileu de ouro da geração de 1971.

Com informações e fotos: MPPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.