APMP prestigia evento da Polícia Militar do Paraná

Evento ocorreu no dia 03 de agosto
6 de agosto de 2021 > Assuntos Institucionais, Diretoria

No dia 03 de agosto, a 2ª Vice-Presidente da APMP, Nayani Kelly Garcia, e a Diretora de Defesa de Prerrogativas da APMP, Promotora de Justiça de Cascavel, Simone Lúcia Lorens, no ato representando o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), participaram da solenidade de Formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficias (CAO) - Turma 2021. O curso habilita os profissionais a terem conhecimento para assumirem no futuro funções de coordenação e de gestão na Polícia Militar do Paraná (PMPR). A cerimônia ocorreu auditório da Academia Policial Militar Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais/PR. 

A turma contava com 60 alunos, todos Capitães da PMPR, sendo que as aulas foram de forma semipresencial, tendo em vista a pandemia da COVID-19. Esses Capitães, entre eles a Débora Cristina Scremin, que atua junto à segurança institucional do MPPR, ficaram aptos para as próximas promoções na carreira aos postos de Major e Tenente-Coronel.  

Compuseram a mesa de honra do evento, que não contou com a presença de público, Coronel Vanderley Rothenburg, Diretor de Ensino e Pesquisa da Academia e Paraninfo da turma; Coronel Romulo Marinho Soares, Secretário Estadual de Segurança Pública; Coronel Hudson Leôncio Teixeira, Comandante-geral da PMPR; Guto Silva, Chefe da Casa Civil e Patrono da turma; e Tenente-Coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, Comandante da APMG. 

Nayani enalteceu a parceria da Polícia Militar com o MP e comentou sobre o curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. “A Polícia Militar do Paraná é uma grande parceira do MPPR, cujo trabalho bem executado nos permite exercer com plenitude nossas atribuições constitucionais, em especial na área criminal” e continuou ,“este curso de aperfeiçoamento dos oficiais da PMPR, envolvendo disciplinas como gestão de pessoas, finanças,  legislação militar, gestão de crise, entre outras, somente demostra a preocupação da instituição em capacitar suas lideranças e assim prestar o melhor serviço a sociedade”. 

Para Simone Lorens, MPPR e PMPR são instituições que se complementam e a aproximação das instituições é de extrema importância. “A Polícia Militar é a instituição que cumpre o policiamento ostensivo e preventivo perante toda a sociedade e é responsável pela preservação da ordem pública. Atua em parceria com o Ministério Público, por meio dos GAECOS, assessoria militar e, diretamente, nas Comarcas, prestando grande trabalho com os Promotores de Justiça com atuação criminal. Assim, registro a importância da participação do Ministério Público no evento, pois MPPR e PMPR são instituições que se complementam no fundamental trabalho de persecução penal. Certamente, com policiais bem preparados seja em aspectos teóricos ou de ordem prática, a sociedade paranaense ganha na qualidade do serviço prestado.”  

Ainda, comentou sobre o hino da Corporação, que para Simone resume bem todo o trabalho da Polícia Militar do Estado do Paraná, quando destacou o seguinte trecho: “Esta farda que com honra envergamos / orgulhosos das missões consagradas / representa a paz que preservamos / nas cidades, nas matas e estradas.” 

Também esteve como formando o Capitão Diego Astori, Comandante da 1ª CIA, que pertence ao 6º Batalhão da PM de Cascavel, marido da associada Simone Lorens. 

Fotos: PMPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.