APMP recebeu associadas e servidoras para a terceira turma de Defesa Pessoal para Mulheres

Participantes aprenderam técnicas de defesa pessoal  
14 de julho de 2022 > Notícias

Associadas da APMP e servidoras do Ministério Público do Paraná (MPPR) participaram da terceira turma do Curso de Defesa Pessoal para Mulheres. A aula ocorreu na manhã do dia 09 de julho, na sede da APMP, em Curitiba. 

Com esta turma, já são mais de 50 mulheres que participaram e aprenderam técnicas de defesa pessoal. O projeto é uma iniciativa da APMP, por meio da Diretoria de Mulheres, com a Assessoria Militar do Ministério Público do Paraná (MPPR), com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional do MPPR.   

O instrutor Tenente Cochek deu boas-vindas às alunas e apresentando a dinâmica da aula. Após um breve aquecimento, Cochek e a Tenente Jéssica abordaram fundamentos de deslocamento, guarda, defesa no solo (levantada técnica), esgrima e técnica de asfixia (mata-leão), entre outros. 

Esta foi a segunda turma com a participação das servidoras do MPPR, em razão da parceria da Associação com a ASSEMP-PR. 

Para a associada Amanda Gehr, promotora de Justiça em Piraí do Sul, o curso oportunizou o aprendizado de técnicas simples e úteis para serem utilizadas em situações reais. “Gostei muito do curso! Técnicas relativamente simples, mas bastante úteis em alguma situação de agressão. Os Tenentes foram extremamente didáticos e atenciosos conosco, foi ótimo”, afirmou. 

A assessora da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso, Natália Loures, também comentou sobre a aula: “Ótima avaliação do curso e da experiência. Foi muito dinâmico, com orientações práticas que todas podem fazer”. 

“A aula foi didática e surpreendente! Foram repassadas diversas técnicas de defesa pessoal, das mais simples às mais complexas, que certamente farão a diferença para nós mulheres em eventuais momentos de necessidade”, ressaltou a assessora de procurador de Justiça no 2º grupo criminal, Mariana Chenço Britto

A Tenente Jéssica, instrutora junto com Cochek e membra da Assessoria Militar do MPPR, comentou da satisfação da Assessoria Militar com a grande procura pelas aulas de Defesa Pessoal voltada ao público feminino. Destacou também que a iniciativa só está sendo possível, graças a parceria entre a APMP e a Assessoria Militar junto ao Ministério Público do Paraná. Sobre a turma do dia 09/07, a tenente falou “A terceira turma, assim como as anteriores, se mostrou muito interessada e ciente da importância de estar preparada para lidar com situações de ameaça e violência. As técnicas ensinadas são apenas uma base e instigam as participantes a quererem se condicionar ainda mais. Pois a Defesa Pessoal requer treinamento constante, capacitando as alunas a agirem com mais calma e eficiência num momento de tensão, principalmente quando estão na iminência ou já sofrendo algum tipo de agressão”

Também acompanharam o Curso, a Capitã Débora e o Cabo P. Nascimento, que integram a Assessoria Militar do MPPR.    

A Diretora de Mulheres da APMP, Mariana Dias Mariano, relembrou que já foram três turmas em Curitiba e, agora, a Diretoria levará a iniciativa para o interior. “A primeira cidade que receberá o curso no interior é a de Maringá, no dia 30 de julho. As associadas e dependentes da região já podem se inscrever até o dia 27 de julho”, afirmou (clique aqui e saiba mais). 

SOLIDARIEDADE - No dia da aula, foram arrecadadas doações das participantes de itens de higiene básica para mulheres em situação de vulnerabilidade social (absorventes descartáveis, lenços umedecidos íntimos, sabonetes, desodorantes, entre outros). Os itens serão destinados ao Coletivo Igualdade Menstrual.

   

Clique aqui e veja as fotos da 3ª turma. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.