APMP SUSTENTÁVEL - Água filtrada para você!

APMP adere às propostas de sustentabilidade e cria ação inovadora
26 de fevereiro de 2020 > Diretoria

A responsabilidade socioambiental é uma prática crescente no mundo. Inúmeras corporações adotaram medidas de sustentabilidade como parte estratégica de gestão, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Um dos objetivos dos ODS é assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água. Seguindo esse movimento global, a APMP reforça sua atuação de sustentabilidade com o projeto “Água filtrada para você!”.  

O projeto consiste no sistema de tratamento de água da sede administrativa da APMP, em Curitiba, com a instalação de filtro, com 05 camadas de quartzos cristalizados e carvão ativado. Com esta inovação, todas as torneiras do prédio já estão fornecendo água filtrada própria para consumo.

Esta é mais uma iniciativa da política de sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental da APMP, implementada pela Diretoria desde o 2º semestre de 2019, somando-se a outras iniciativas, como a redução do uso de papel (leia aqui) e a arrecadação de latas de leite em pó integral para crianças de 06 meses a 02 anos de famílias carentes (Leite solidário - veja aqui).

Obs.: Com o resultado desta campanha, a Associação analisará a possibilidade de implantação de filtros nas demais sedes.

Como funciona um filtro de carvão ativado?

Os filtros com carvão ativado têm como principal característica remover impurezas por meio de método de absorção química de contaminantes, que funciona, basicamente, como uma peneira com materiais químicos que filtra água e faz a remoção das partículas. Os poros têm, em média, capacidade de remoção de 0,5 até 50 micro partículas 100 vezes mais finas que um grão de areia, ou seja, todas as impurezas são retiradas.

O filtro de carvão ativado vem sendo cada vez mais utilizado, em vista da sua eficácia e praticidade, garantindo água pura e cristalina.

Quais são as vantagens deste novo sistema?

Saúde para associados (as), dependentes e funcionários (as);

Água pura, cristalina e filtrada em todas as torneiras;

Capacidade de filtrar grande volume de água;

Mantém a caixa d’água e todo o encanamento limpo;

Retém as impurezas prejudiciais à saúde;

Fácil limpeza, retrolavagem realizada em apenas alguns minutos;

Preserva o meio ambiente para as próximas gerações (filhos e netos);

Redução de poluição plástica;

Excelente relação custo-benefício;

Praticidade aos (às) associados (as).

O que irá mudar na sede?

As garrafas de 500 ml da academia, das salas administrativas e dos apartamentos do Hotel de Trânsito serão substituídas pela água filtrada;

Os bebedouros serão mantidos e os galões de água de 20 L serão reabastecidos com água filtrada;

Não haverá mais copo plástico;

Os apartamentos do Hotel de Trânsito do edifício Normandie terão filtros de água e jarras de vidro para armazenamento.

Como o (a) associado (a) pode contribuir?

Trazer sua própria garrafa e/ou copo para consumo de água;

Ficar menos tempo com a torneira aberta;

Diminuir o tempo de banho nos apartamentos do Hotel de Trânsito e na academia;

Qual é o custo-benefício deste novo sistema?

A APMP consome 40 galões de água de 20 litros e consome 40 pacs com 12 garrafinhas de 500 ml no mês. Também utiliza 5.000 copos plásticos por mês na sede administrativa e na academia.

Com este projeto, a Associação favorece o meio ambiente, pois reduz o uso de plástico, que tem como uma das suas matérias-primas o petróleo e demora pelo menos 400 anos para se decompor.

É importante lembrar que a água é de extrema importância para o ser humano e mais relevante ainda é ingerir água filtrada, pura, livre de sujeiras, produtos químicos e organismos prejudiciais à saúde, como germes, vírus e bactérias. Portanto, o consumo de água filtrada é seguro e traz diversos benefícios para a saúde.

Ainda, quanto ao investimento realizado, o retorno está estimado em 07 meses.

Quais são as estatísticas sobre a água e a poluição plástica no mundo?

- Mais de 2 bilhões de pessoas vivem em países que passam por estresse hídrico, o que ocorre quando a demanda por água é maior do que a disponibilidade e capacidade de renovação em determinado local;

- Desde a década de 1980, o uso da água tem aumentado em todo o planeta aproximadamente 1% por ano e a demanda pelo recurso deverá continuar crescendo a uma taxa parecida até 2050, o que significa um aumento do uso de água entre 20% e 30% em relação ao nível atual;

- 1 milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto e 50% dos plásticos consumidos são usados uma única vez.

Obs.: Dados retirados do “Relatório Mundial sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2019: Não deixar ninguém para trás”, lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Dia Mundial da Água de 2019 (veja aqui o relatório completo) e da campanha “Acabe com a poluição plástica”, também da ONU, no Dia Mundial da Água de 2018 (leia mais aqui).

Conheça Companhias de Destaque que adotaram projetos sustentáveis

- Ministério Público do Paraná (MPPR);

- Banco do Brasil - Nacional;

- Cemig - Minas Gerais;

- Natura - Multinacional;

- Academia World Gym - Paraná;

- CCR RodoNorte - Nacional;

- Tribunal de Contas da União (TCU) - Brasília;

- Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - Mato Grosso do Sul.

Clique aqui para conferir todos os detalhes de medidas sustentáveis que as companhias citadas acima adotaram.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.