Arapoti faz moção de aplausos para associada Kele Cristiani Diogo Bahena
A promotora de Justiça e associada da APMP, Kele Cristiani Diogo Bahena recebeu uma Moção de Aplauso da Camara de Vereadores de Arapoti, na segunda-feira (14), pelos relevantes serviços prestados em prol de nossa sociedade como Promotora Coordenadora do Gepatria (Grupo Especializado de Proteção do Patrimônio Público do Norte Pioneiro).
O ato foi uma iniciativa do vereador Edilson Corsini Pereira. “Muito nos engrande homenagear uma mulher inspiradora, de competência indiscutível, que muito contribui com o progresso e desenvolvimento de nossa região e do nosso Estado. Promotora notável há 26 anos, reconhecida com títulos e moções em diversos municípios. Doutora Kele desempenha um trabalho árduo contra o crime organizado, no combate à corrupção e à improbidade administrativa a frente do GEPATRIA”.
“Honrada em receber a "Moção de Aplausos" da Câmara de Vereadores de Arapoti. Saibam todos os arapotienses que recebo esta honraria por vocês, pelos seus e por todos os que ajudaram construir a história deste Município, e o faço com muita responsabilidade, pois a história do existir só se escreve a muitas mãos, sem maiores nem menores, mas com harmonia, altruísmo, respeito e humildade”, afirmou Kele.
“Somos todos a mudança e a chance que o mundo precisa”, complementou a homenageada.
BIOGRAFIA
Kele é natural de Ibaiti, formada em Direito pela UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná - Faculdade de Direito de Jacarezinho. Foi professora primária e empossada como Promotora de Justiça em maio de 1996, aos 22 anos de idade. Iniciou a carreira na comarca de Curiúva e, posteriormente atuou na comarca de Ribeirão do Pinhal por 10 anos.
Atualmente exerce três funções: Promotora Coordenadora do GEPATRIA NORTE PIONEIRO – Grupo Especializado de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, que abrange 37 Municípios, -Promotora de Justiça Titular da 3ª Promotoria de Justiça desta Comarca de Santo António da Platina; e em 2021, assumiu a Coordenação do GAEMA – Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Norte Pioneiro, que abrange 38 Municípios.
É mestre em direito pela Faculdade de Jacarezinho (UENP), autora do livro intitulado O princípio da moralidade administrativa e seu controle pela Lei de Improbidade, publicado no ano de 2004 pela editora Juruá.
Foi professora convidada da Faculdade de Direito de Jacarezinho (UENP) para lecionar na graduação e na pós-graduação, assim como professora da pós-graduação da Faculdade de Ibaiti (FEATI). Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Ibaiti (FEATI) dos anos de 2004 a 2010. Nos anos de 2020 e 2021 esteve como Coordenadora do Curso de Direito da FANORPI – Faculdade do Norte Pioneiro. É especialista em Criminalidade por meio do Curso “Lotta al Crimine Organizzato” - A Luta contra o Crime Organizado, pela Universidade Tor Vergata, em Roma/Itália.
Foi representante do Ministério Público do Paraná em Brasília na ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro - órgão vinculado do Ministério da Justiça, nos anos de 2017, 2018 e 2019.
É Cidadã Honorária de Santo Antônio da Platina e de Abatiá.