Associada Kele Cristiani recebe título de Cidadã Honorária da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina

Veja como foi
3 de dezembro de 2021 > Notícias

Na tarde da última sexta-feira (03), a associada Kele Cristiani Diogo Bahena, promotora de Justiça que atua na comarca de Santo Antônio da Platina como Coordenadora do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) do Norte Pioneiro, recebeu o Título de Cidadã Honorária de Santo Antônio da Platina. A sessão solene ocorreu na sede da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina. Estiveram presentes Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça do MPPR; Joel Carlos Beffa, promotor de Justiça do MPPR; Rogério Cangussu Dantas Cachichi, juiz federal de Jacarezinho; Pedro Deboni Lupion Mello, deputado federal; Junior Afonso, ex-deputado estadual; Joel Halber, ex-ministro; representantes da OAB e da sociedade comercial de Santo Antônio da Platina; além dos vereadores do município e demais autoridades. 

A honraria à promotora foi concedida pelo vereador José Jaime Paula Silva, por meio do Projeto de Lei n° 03/2021, devido aos relevantes serviços prestados ao Município.  

Em seu discurso, a associada prestou agradecimentos às autoridades presentes, assim como seus familiares, a sua equipe de atuação conjunta no Ministério Público, e seus amigos. 

A promotora comentou sobre como se sentiu ao receber a homenagem: “Sem dúvidas é uma noite de muita emoção para mim. Não poderia receber um presente mais precioso de vocês Vereadores do que receber esta cidadania honorífica na presença da minha família e de amigos tão especiais, a maioria que de longa data que não encontrava, por conta desta pandemia de solidão e mortandade que ficará sempre marcada na história de nossas vidas”. Kele Cristiani ressaltou que esta homenagem também é de todos que estiveram ao seu lado na carreira ministerial: “Mas esta homenagem ofertada é por mim devolvida a todas as pessoas que participaram da minha formação e do meu trabalho no Ministério Público”. 

Kele Cristiani falou também sobre o que é ser promotora de Justiça: “Ser Promotora de Justiça e receber uma honraria como a de hoje é muito difícil, diria quase impossível, porque o Promotor, diferente do Juiz, é parcial, é quem compra a briga, é quem tem que atuar para fazer valer a lei e acima dela a Justiça. E isso nem sempre é bem interpretado. Assim, diante desse quadro, posso afirmar com a autoridade da experiência que venho acumulando, que nós Promotores trabalhamos incessantemente, com as únicas armas que dispomos, que são as leis votadas e aprovadas pelo Poder Legislativo, mas realmente, não temos poder absoluto, de tudo dependemos dos demais poderes e em especial do Poder Judiciário. Assim, o Ministério Público, como o próprio nome diz, é um verdadeiro ministério, um sacerdócio para quem o exerce, uma vez que o Promotor é aquele que tem que defender a sociedade, a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. E por conta disso, muitas vezes paga um preço muito alto”. 

Ao lembrar de sua carreira na instituição, a promotora citou algumas dificuldades que enfrentou. Em contrapartida, ela reforça que sempre continuou com o seu trabalho: “Hoje sei que combati o bom combate porque o Trabalho é uma das principais Vocações do Homem. Sempre encarei de frente a criminalidade e os malfeitos administrativos, enfrentando situações antes nunca solucionadas e mais ainda, tentando mudar o atuar das administrações públicas municipais por meio de ações de boa governança e mantendo um diálogo direto com os gestores e vereadores”. 

Por fim, Bahena falou sobre a sua gratidão por estar atuando no Município de Santo Antônio da Platina e receber este reconhecimento: “Confesso que já me sentia uma cidadã platinense por ‘usucapião’, devido ao tempo que aqui moro e trabalho, mas receber oficialmente uma nova naturalidade moral, ser conterrânea deste povo lutador e aguerrido me enche de orgulho porque sempre me identifiquei com esta Terra e esta gente. Certamente foram as bênçãos de Deus que escreveram o meu destino para vir para cá e com firmamento neste propósito, prometo, que sempre honrarei esta minha Terra, como filha por ela adotada, e que mesmo que um dia tenha que partir, levarei comigo, em meu coração, o muito que aprendi com esta gente humilde, trabalhadora e destemida”. 

A APMP parabeniza a associada por este reconhecimento! 

Fotos: Acervo pessoal Kele Cristiani Diogo Bahena.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.