Associadas e dependentes participam de vivência especial com Meditação

Iniciativa é resultado de parceria da APMP com Instituição Mãos Sem Fronteiras
14 de fevereiro de 2022 > Convênios, Gerais

Na manhã deste sábado (12), associadas e dependentes da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) participaram de vivência especial com Meditação, em Campo Largo/PR. O encontro foi realizado por voluntários da Organização Internacional Mãos Sem Fronteiras, por meio de parceria firmada com a APMP.  

Lilian Miranda, embaixadora da Paz pela Organização Mãos Sem Fronteiras Brasil, recebeu as associadas para apresentar sobre a vivência com Meditação, em conjunto com o convidado e voluntário David Miramond, embaixador da Mãos Sem Fronteiras na França e Terapeuta Sofrologista. Também estiveram presentes as demais voluntários que atuam na Organização: Adriana Milczevsky; Andréa Sorgenfrei; Helô Miranda; Leticia Cunha Marques Küster; e Teresa Lopes.  

As voluntárias contaram que começaram a fazer parte do projeto por estarem em momentos difíceis nas suas vidas e perceberem a grande mudança com a prática da Meditação. Os relatos são da diminuição do uso de remédios para dormir e melhora na qualidade de sono; menos ansiedade no dia a dia; entre outros benefícios. 

A associada Mariana Seifert Bazzo, promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), que esteve representando o presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, contou que a prática da Meditação foi aplicada nas promotorias de Justiça do MPPR, com homens agressores de crimes contra as mulheres. Estes homens iniciaram a prática nos Grupos de Reflexão e a Meditação fez toda a diferença para a paz em casa. A promotora lembrou que existem associados que já se beneficiam desta prática também, tanto na atuação ministerial, como na vida pessoal.  

Após este bate papo inicial de apresentação, foi iniciada a prática, dividida em três momentos, confira abaixo! 

Estimulação Neural da Mãos Sem Fronteiras 

Inicialmente foi aplicada uma técnica integrativa, por meio da polpa digital dos dedos, na qual existe a maior concentração de terminações nervosas, ou seja, são tocados em pontos específicos do corpo, fazendo um equilíbrio do sistema nervoso e fortalecendo o sistema imunológico.  

5 minutos de Meditação 

Após a Estimulação Neural, foi aplicado o Método 3-5-3, um exercício simples de Meditação que consiste em: 3 respirações; 5 minutos de Meditação; 3 respirações. O Método da Organização Mundial Mãos Sem Fronteiras foi criado e desenvolvido pela Fundadora da organização, La Jardinera. Os resultados são cientificamente comprovados quando a Meditação é praticada com regularidade. Alguns dos benefícios são melhor concentração; diminuição do estresse; alívio da ansiedade; aumento da criatividade; e melhora da qualidade do sono. Vale ressaltar que o acompanhamento médico deve continuar normalmente, pois a prática não substitui a medicina convencional. 

Terapia 

Por fim, foi feita uma técnica chamada Sofrologia, aplicada pelo voluntário David Miramond, que trabalha com as células de memória no organismo. Portanto, por meio de relaxamento pela voz, atinge-se uma vibração da célula que faz com que as emoções guardadas sejam despertadas. 

Ao finalizar a vivência, as associadas foram recepcionadas com um coffebreak para confraternização, oferecido pela APMP. 

Relatos das experiências 

Mariana comentou como foi começar a prática e os resultados que ela observou: “Já faço a Meditação e tenho acesso a todas as experiências que o Mãos Sem Fronteiras proporciona há mais de 2 anos, isso me possibilitou me curar de algumas mazelas de saúde, eu também diminuí muito a ansiedade, o que me fez emagrecer, me fez ter uma nova relação com a minha alimentação e com os meus hábitos diários, permitiu que eu tivesse um sono mais calmo. Então, para mim, como pessoa, desde esse tempo que eu iniciei esses trabalhos, a minha vida melhorou muito em qualidade de maneira ampla”.  

A associada também contou como foi sua experiência no encontro deste sábado: Mais uma vez, a experiência com o Mãos Sem Fronteiras, foi extremamente gratificante. É muito importante, para os Promotores e Promotoras de Justiça, que se faça esse momento de autoconhecimento, em que a Meditação permite uma melhor tomada de decisões, que se arrefeça o estresse do dia a dia, que se tenha um corpo mais saudável, até para facilitar essa atividade tão difícil que é a atividade ministerial. Eu observei, entre todos os associados que estiveram aqui, que todos gostaram e ficaram satisfeitos com os resultados da experiência, o que proporcionará que nós façamos uma repetição destes encontros com demais associados e associadas da Associação Paranaense do Ministério Público.  

A associada Lucimara Rocha Ernlund, promotora de Justiça do MPPR, também compartilhou como foi a sua experiência: “Foi uma oportunidade incrível realizar essa atividade. O convite, primeiramente, assusta um pouco, por ser algo bem diferente e por estar fora do nosso dia a dia, talvez da maioria dos promotores, engajados nas suas atividades, mas que acabam esquecendo esse lado humano. E aqui, a gente vem lembrar que, justamente o nosso lado humano, que, quando trabalhado, nos fortalece para exercer melhor a nossa função. A partir do momento em que nós temos mais autoconhecimento das próprias potencialidades e da maneira como se auto curar, nós conseguimos entregar um trabalho melhor para toda a sociedade. Afinal, somente sendo fortes e sadios é que nós podemos ajudar as outras pessoas, seja no trabalho ou no dia a dia. A oportunidade, proporcionada pela Associação Paranaense do Ministério Público, foi única, excepcional. Fiquei muito feliz em ter disponibilizado essas horas do meu sábado para estar aqui”. 

Lucimara falou sobre o método aplicado na Meditação: “Este método é bem inovador, por ser mais rápido, acaba tornando-se mais eficiente, pois você disponibiliza menor quantidade de tempo do seu dia e tem uma possibilidade de bastante resultados, em um curto período de tempo. Então, acredito que essa clareza mental, que vem da Meditação, e com o corpo mais relaxado, para evitar dores, é essencial para enfrentar melhor o dia a dia. Com certeza continuarei praticando”. 

Aplicativo “5 minutos eu medito”  

Lançado em 2014, em Curitiba, o aplicativo foi feito com o intuito de levar a Meditação de uma forma mais simples para as pessoas, por meio do Método 353, com apenas 5 minutos de Meditação por dia. Ainda, o app possui um Meditômetro, um contador mundial de tempo meditado (23.779.640 minutos é o tempo total já meditado no mundo. Consulta realizada em 14/02/2022, às 10h05). Clique aqui para saber mais sobre o app. 

Mãos Sem Fronteiras 

A Organização Internacional Sem Fronteiras, com sede mundial no Sul da França, está presente nos 5 continentes, tem como objetivo apoiar a humanidade por meio da Meditação e da técnica terapêutica de Estimulação Neural, desenvolvidas pela fundadora, La Jardinera

Confira aqui a cobertura completa do encontro. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.