Associadas realizaram aula prática e aprenderam técnicas de defesa pessoal

Aula exclusiva para mulheres associadas ocorreu na sede de Curitiba
5 de abril de 2022 > Notícias

No último sábado, 02 de abril, mais de 15 associadas e dependentes puderam aprender técnicas de defesa pessoal durante a aula prática destinada para mulheres. A aula de defesa pessoal foi uma promoção conjunta da APMP e da Assessoria Militar do Ministério Público do Paraná (MPPR), com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional do MPPR. 

A Diretora de Mulheres, Mariana Dias Mariano, abriu a aula e falou sobre a alegria em poder realizar essa iniciativa com a Assessoria Militar do MPPR, uma vez que a aula atende uma demanda bastante solicitada pelas associadas da APMP.  

Na sequência, o instrutor, Tenente Cochek, apresentou a dinâmica da aula e realizou um breve aquecimento com as participantes. Com a colaboração da Tenente Jéssica, Cochek ensinou fundamentos de deslocamento, guarda, defesa no solo (levantada técnica), esgrima e técnica de asfixia (mata-leão). As associadas também aprenderam com o instrutor técnicas de desvencilhamento de puxões pelo braço, pescoço e cabelo. 

A aula ocorreu no salão nobre da Sede da APMP, em Curitiba, e durou cerca de 02 horas. Segundo a Diretora de Mulheres, a APMP está em tratativas de firmar uma parceria com a Assessoria Militar para que a aula ocorra com mais frequência na Capital, além de levar a aula para outras cidades do interior.  

Para a associada Cristina Corso Ruaro, promotora de Justiça, a atividade sinalizou uma nova necessidade: "A aula de defesa pessoal abriu nossas mentes sobre a necessidade de treinamento contínuo para que estejamos atentas e preparadas para qualquer surpresa ou ataque. O instrutor Tenente Cochek demonstrou de forma fácil como fazê-lo”. Continuou, “Parabéns à Diretoria de Mulheres da APMP por mais essa iniciativa, que além da capacitação possibilita a integração entre as Promotoras de Justiça participantes". 

Já a associada Michele Rocio Maia Zardo, Procuradora de Justiça, que realizou a aula junto com sua filha comentou: "Achei a iniciativa da aula prática de defesa pessoal para mulheres oportuna e louvável, porque além de vir ao encontro de uma demanda crescente em função do aumento da violência como um todo, oportunizou a nós associadas um contato com uma atividade totalmente distinta da que estamos acostumadas, despertando em muitas de nós, um interesse no aprofundamento do conhecimento pela técnica demonstrada, o que somará sem qualquer dúvida, ao nosso cotidiano”. 

O Major Caron, da Assessoria Militar do MPPR, finalizou o encontro e informou que esta é a primeira iniciativa de uma série de outras atividades que a Assessoria tem programado para este ano. Agradeceu a APMP, por oportunizar o espaço e realizar em conjunto a aula. Caron também destacou que a aula de defesa pessoal para mulheres, que por motivo de agenda ocorreu no mês de abril, foi realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 

Ao final da prática, as associadas puderam degustar um coffe-break saudável, com sucos e produtos naturais e integrais.  

SOLIDARIEDADE 

Ainda, durante a aula as associadas doaram itens de higiene básica para mulheres, como absorventes descartáveis, lenços umedecidos íntimos e sabonetes. Os itens serão entregues ao Coletivo Igualdade Menstrual, um projeto que tem como objetivo instruir, arrecadar e fazer a distribuição de absorventes, coletores menstruais e produtos de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade social, encarceradas em penitenciárias ou em situação de rua.

 

Veja aqui as fotos da aula. 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.