Associado Almir Cizaurre Fusco toma posse como procurador de Justiça

Presidente da APMP dá boas-vindas ao novo integrante do Colegiado
23 de fevereiro de 2022 > Assuntos Institucionais, Gerais

O Promotor de Justiça e associado da APMP, Almir Cizaurre Fusco é o mais novo integrante do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná. Ele foi empossado, nesta quarta-feira (23), em cerimônia conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça em exercício, Mauro Sérgio Rocha, no gabinete da Procuradoria, em Curitiba.  

Ao presidir a solenidade o procurador-Geral de Justiça em exercício, Mauro Sérgio Rocha, destacou a simbologia da veste talar, sua tradição e o exercício da atividade de promotor de Justiça como um sacerdócio no cumprimento das leis constitucionais.  Seguindo a tradição a beca foi colocada pela sua esposa Margareti que acompanhou a cerimônia ao lado de seus dois filhos, Danilo e Felipe

 Em seguida, Almir Cizaurre Fusco, prestou o compromisso legal ao assumir o novo cargo e assinou o termo de posse, lido pelo promotor de Justiça Wilde Soares Pugliese, secretário do Conselho Superior do Ministério Público. 

O procurador Justiça, Raimundo Nogueira Soares, deu as boas-vindas, em nome do Colégio de Procuradores, ao novo membro relembrando os idos do início da década de 90, quando em seu início de carreira como promotor-substituto ouviu um colega relatar sobre o trabalho do empossado. Também citou o período em que atuaram juntos na 5a. Vara Criminal em Londrina. “Ele é uma referência e um exemplo a ser seguido por todos, merece respeito”. 

O presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, deu as boas-vindas em nome da classe. “A história do Almir deixou marcas por onde passou, ele é reconhecido por onde passou pelo homem e pelo profissional que é. Um profissional marcado pela discrição e sobriedade que deve ser referência para que as gerações futuras se espelhem”. 

A simplicidade, seriedade, dedicação e sabedoria apontadas pelos presentes foram reforçadas pela singeleza do agradecimento do novo Procurador de Justiça. “Agradeço as palavras gentis e a acolhida”, sintetizou Almir Cizaurre Fusco preenchendo os espaços com um silêncio entrecortado somente pelos olhos marejados.  

A corregedora-geral, Rosângela Gaspari encerrou a cerimônia fazendo referência a sua posse há 10 anos. “Conheço o sentimento de seu coração, a alegria de galgar o mais alto degrau da carreira e, por outro lado, o sentimento de deixar o promotor de Justiça”. 

Almir Cizaurre Fusco ingressou no Ministério Público do Paraná em junho de 1988, iniciando na carreira como promotor substituto em Loanda. Desde então, passou pelas comarcas de Barracão, Santa Isabel do Ivaí, Loanda (como titular), Arapongas e Londrina. Nesta última, de março de 1995 até a recente promoção, atuou em Promotorias perante Varas Criminais, de Famílias, Cíveis, Fazenda Pública e Execução Fiscal. 

Participaram da cerimônia a corregedora-geral, Rosângela Gaspari; os conselheiros do MPPR: Francisco José Albuquerque de Siqueira Branco e Marcello Augusto Cleto Melluso; os procuradores de Justiça: Raimundo Nogueira Soares, Eduardo de Mello Chagas Lima, Bruno Sérgio Galati, Carla Moretto Maccarini e Gildelena Alves da Silva e, o presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz.  

Acesse aqui e veja as fotos do evento.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.