Associado David Kerber de Aguiar recebe o prêmio "Homem do Ano" de Araucária

Promotor de Justiça atribui prêmio ao trabalho realizado pelo Ministério Público
11 de janeiro de 2017 >

No final do ano de 2016, o associado David Kerber de Aguiar foi contemplado com o prêmio “Melhores do Ano 2016”, na categoria “Homem do Ano” de Araucária, comarca onde o promotor de Justiça atua desde maio de 2015.

O prêmio tem como principal objetivo reconhecer e valorizar as empresas, profissionais e políticos que se destacaram no município ao longo do ano. O “Melhores do Ano – Araucária” é organizado pela Única Comunicação e Eventos  e já está em sua 14ª edição.  Nesta edição, o questionário foi respondido por profissionais da imprensa e formadores de opinião e o critério de votação foi de escolha pessoal.

David sente-se feliz pelo reconhecimento, mas ressalta a atribuição do prêmio ao Ministério Público. “Sinto-me muito feliz, mas consciente que se trata de um prêmio muito mais de reconhecimento institucional para o Ministério Público, do trabalho desenvolvido por todos os Promotores de Justiça e servidores de Araucária. A população se sentiu amparada pelo Ministério Público e resolveu reconhecer isso, e, para minha alegria, personificou em mim, algo que evidentemente se trata de uma honraria para a instituição”.

Para o promotor de Justiça, o principal motivo da indicação do seu nome para o prêmio foi devido ao trabalho realizado pelo MP no município. “Acredito que fui indicado em razão da prática de um Ministério Público resolutivo, com reflexos na transformação social desejada pela população em áreas sensíveis, tais como educação e infância e juventude. Inúmeras reuniões, palestras e audiências públicas permitiram maior visibilidade do trabalho desenvolvido e que contaram com a efetiva participação dos interessados, no caso, os cidadãos de Araucária”, explica David.

No ano de 2016, a atuação do associado se pautou em inúmeras reuniões com instituições civis e governamentais, que apontaram o caminho para atender às necessidades da cidade e, com isso, foram desenvolvidos os seguintes projetos e trabalhos:

Projeto Tempo de Despertar, que em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Município e SENAI, oportunizou a adolescentes em conflito com a Lei matrícula e frequência em curso profissionalizante e primeiro emprego garantido nas indústrias locais;

Projeto Apadrinhamento de Araucária, que em parceria com o Poder Judiciário e equipes técnicas, possibilitou que adolescentes sem perspectiva de retorno familiar ou adoção tivessem convivência familiar, com melhor suporte afetivo e financeiro;

Projeto Amigos da Casa de Acolhimento, que em parceria com a sociedade civil de Araucária, propiciou a obtenção de recursos para a ampliação da Casa de Acolhimento local e com isso um melhor atendimento às crianças e adolescentes acolhidos;

Realização de Termo de Ajustamento de Conduta com intensa fiscalização, visando resolver a falta de vagas em creches e pré-escolas, estimulando a realização de previsão orçamentária com apoio da Câmara de Vereadores; (foram implantadas 1.200 novas vagas em 2016);

Realização de inúmeras reuniões e Termos de Ajustamento de Conduta com o Poder Público Municipal e ajuizamento de Ação Coletivas visando atendimento adequado na educação básica;

- Implantação do Depoimento Especial de crianças vítimas e testemunhas de violações a direitos, em parceria com os demais membros do Ministério Público de Araucária, Poder Judiciário, OAB, Polícia Civil e Defensoria Pública, evitando com isso sucessivas oitivas e revitimização;

Aperfeiçoamento da relação com a Polícia Civil e com o Poder Judiciário, possibilitando que adolescentes em conflito com a lei não apreendidos em flagrante também fossem ouvidos no mesmo dia, na Promotoria de Justiça e, em seguida, diretamente encaminhado para cumprimento da medida socioeducativa aplicada;

Estímulo e fomento para criação de outros equipamentos essenciais ao atendimento da população infantil, formalizando-se Termo de Ajustamento de Conduta para criação de CAPS Infantil e novo Conselho Tutelar.

 

Entrega do prêmio

A cerimônia de entrega do prêmio “Melhores do Ano 2016”, de Araucária, foi realizada no último dia 15 de dezembro, no Araucária Clube de Campo. Devido a compromissos já assumidos anteriormente, David Kerber Aguiar não pode comparecer ao evento, porém, sua esposa, Fernanda Ribas, também promotora de Justiça, recebeu o prêmio em seu nome.

Durante o evento, que reuniu cerca de 300 pessoas, também foram entregues o prêmio destaque, a outras categorias:  Mulher do Ano, Empresário(a) do Ano, Vereador(a) do Ano, Secretário(a) do Ano, Político do Ano, Político Destaque, Destaque Social, Destaque Ambiental, Destaque Artístico e Destaque Esportivo (confira abaixo o resultado).

A jornalista Gabriela, empresária da Única Comunicação e Eventos, responsável pelo prêmio há nove anos, explicou à APMP que o principal intuito da premiação é reconhecer práticas e pessoas que durante o ano trouxeram benefícios ao Município de Araucária. Ainda, ressaltou que o prêmio Destaque “Melhores do Ano de Araucária” foi respondido por 21 pessoas, sendo eles profissionais da imprensa (veículos de comunicação local) e formadores de opinião (entidades sociais e de classe).  A jornalista afirmou que esses profissionais não recebem nenhuma indicação para eleger os destaques do ano. “Não há nenhuma indicação, é enviada uma pergunta aberta: ‘quem você considera que deve receber o prêmio de Homem do Ano?’ Eles respondem quem eles querem, é só um vencedor em cada uma das categorias. Então, junto com o Dr. David que recebeu o prêmio Homem do Ano, ninguém mais recebeu o prêmio.”, explica.

Por fim, Gabriela ainda dividiu que é tradição do prêmio entregar menções honrosas à Polícia Militar e Civil, aos Bombeiros e à Guarda Municipal. Para a organização do evento, esta entrega é uma forma de agradecer essas entidades pelos serviços prestados à comunidade durante o ano.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.