Associado Hélio Lewin receberá título de cidadão benemérito do Paraná

Solenidade será nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Paraná
16 de outubro de 2023 > Gerais

O associado da APMP e procurador de Justiça aposentado, Hélio Airton Lewin, receberá nesta terça-feira (17), o título de cidadão benemérito do Paraná, em solenidade a ser realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), às 19h. 

A proposição é do presidente Ademar Traiano, do primeiro secretário deputado Alexandre Curi, do deputado Luiz Claudio Romanelli e do deputado licenciado e Secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes

A honraria será concedida em virtude da conduta pessoal e profissional irrepreensíveis do associado, bem como em face dos relevantes serviços de abrangência estadual que prestou em mais de 52 anos de trabalho, além de sua contribuição significativa para todo Estado do Paraná. 

Trajetória - Hélio Lewin ingressou no MPPR em 1971 e atuou em diversas comarcas do interior, como Mallet, Rebouças e Teixeira Soares, até chegar a Foz do Iguaçu. Em 1982, foi promovido à entrância final de Curitiba. 

Entre diversas outras importantes funções, atuou como adjunto da Corregedoria-Geral do MPPR em 1990, tornando-se procurador de Justiça em 18 de fevereiro de 1991. Ocupou o cargo de diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça durante os anos de 1992 a 1994. Foi coordenador do Centro Operacional das Promotorias de Execução Penal em 1995 e eleito corregedor-geral do Ministério Público por dois mandatos (1997 e 2001). Após, ocupou novamente o cargo de coordenador do Caop de Execuções Penais em 2002, sendo designado como representante permanente no Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas. Em 2011 foi eleito membro do Conselho Superior do Ministério Público e em 2021 assumiu a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, do Júri e de Execuções Penais. 

A sessão solene desta terça-feira é aberta ao público e terá ainda transmissão ao vivo TV Assembleia do PR.  

Imagem: MPPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.