Associado Misael Duarte Pimenta Neto é o mais novo integrante do Colégio de Procuradores

Presidente da APMP recebe novo procurador de Justiça
23 de maio de 2022 > Assuntos Institucionais, Gerais

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) recebeu nesta segunda-feira (23), Misael Duarte Pimenta Neto, como novo integrante. A solenidade de posse foi realizada no auditório do Bloco II da sede da instituição, em Curitiba, com transmissão ao vivo pelo canal do MPPR no YouTube. 

Durante a sessão solene, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, Misael Duarte Pimenta Neto recebeu a veste talar, colocada por suas filhas Cynthia Regina e Bruna Lethícia. Em seguida, prestou o compromisso legal ao assumir o novo cargo e assinou o termo de posse, lido pelo promotor de Justiça Wilde Soares Pugliese, secretário do Conselho Superior do Ministério Público.  

Saudação  

O presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, saudou o novo procurador de Justiça pela brilhante trajetória até atingir o ápice da carreira, lembrando que o momento marca um recomeço de uma nova fase. “Só de auditoria militar, o Misael tem 24 anos de serviços prestados. Ele sempre foi muito respeitado pela sua seriedade e comprometimento no desempenho de suas funções numa unidade extremamente complexa”. 

Na sequência, em nome do Colegiado, o subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha, recebeu o novo empossado, lembrando o papel das funções do Colégio de Procuradores e destacando as características de Misael. “Na divergência, ele sempre manteve o debate no plano da intelectualidade e da tecnicidade e a elegância no trato das diferenças”. 

O Corregedor-geral da Policia Militar, Coronel Dorian Nunes Cavalheiro homenageou o procurador empossado entregando-lhe uma placa de agradecimento em nome da Policia Militar do Paraná. “Ele sempre será o nosso promotor. Ele faz parte da corporação. Nos tornamos irmãos nesse caminho que tomamos juntos”. 

Em sua fala, o novo integrante do Colegiado lembrou sua trajetória e agradeceu aos amigos, familiares e colegas de trabalho. Fez ainda, uma reflexão do papel de quem exerce um cargo público em benefício da coletividade e a importância da racionalidade e imparcialidade na tomada de decisões. “Nunca declinei de analisar cada feito a luz das suas especificações por entender primordial a qualidade de avaliação, ao invés de tentar tão somente a produção linear. O que me levou, muitas vezes, a ser mal entendido. Mas, isso nunca me desestruturou porque a solução não se concretiza por essa via e nem tão pouco pelo viés do politicamente correto. A partir da apreciação das circunstâncias e sob os parâmetros do que for legal e justo no ambiente de cada fato individualmente, sempre foi esse o meu modo de conduzir a profissão e não será diferente doravante”. 

Ao encerrar a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, parafraseou Mario Quintana que disse “Quando abro cada manhã a janela do meu quarto é como se abrisse o mesmo livro numa página nova”. “É dessa forma que você chega. Não fechando uma porta, mas abrindo uma nova janela de um mês livro numa página nova que representará realizações muito relevantes na sua história”. 

Mesa de honra 

A mesa de honra da solenidade de posse foi composta pelo subcorregedor-geral Paulo Sergio Markowicz de Lima; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha; a subprocuradora-geral de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides; a procuradora de Justiça e membro do Conselho Superior, Terezinha de Jesus Senhorini; o presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz; o procurador de Justiça e membro do Conselho Superior Saulo Ramon Pereira; o Corregedor-geral da Policia Militar, Coronel Dorian Nunes Cavalheiro e, o Conselheiro e Coordenador da Segurança Institucional, Vani Antônio Bueno. 

Também estiveram presentes – o juiz de Direito, auxiliar da Corregedoria-geral do Tribunal de Justiça, Davi Almeida, o juiz de Direito, Sérgio Bernardinetti e o professor Eduardo Milleo

Trajetória 

Misael Duarte Pimenta Neto está no MPPR desde 13 de setembro de 1989, quando iniciou a carreira como promotor Substituto em Umuarama. Desde então, passou pelas comarcas de Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Coronel Vivida, Pitanga, Francisco Beltrão e Curitiba. Na capital, atuou junto à 2ª Vara Criminal a partir de julho de 1995 até junho de 1998, e, na sequência, assumiu a titularidade da Promotoria de Justiça perante a Vara da Justiça Militar, onde permaneceu por quase 24 anos. Ainda nesse período foi coordenador administrativo das Promotorias de Justiça junto ao Fórum Criminal durante nove anos e exerceu as atribuições na Justiça Eleitoral por dois interstícios. 

 Veja fotos na galeria.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.