Associados da APMP discutem o Ministério Público no XXII Congresso Nacional do MP
96 teses foram apresentadas no XXII Congresso Nacional do MP, realizado em Belo Horizonte - MG, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, e 29 delas foram defendidas por associados da APMP, para discutir e buscar a evolução da Instituição em áreas como educação, saúde, meio ambiente e cidadania.
Além dos autores, diversos associados da APMP participaram ativamente do Congresso, debatendo alternativas e compartilhando conhecimentos e experiências com membros do MP de todos os estados da federação, buscando modernizar e fortalecer o Ministério Público, para que possa cumprir suas funções constitucionais.
TESES DE ASSOCIADOS
Os associados Alexandre Gaio, Ana Paula Pina Gaio, Arion Rolim Pereira, André Tiago Pasternak Glitz, Caroline Chiamulera, Cássio Mattos Honorato, Cláudio Smirne Diniz, Ciro Expedito Scheraiber, Cláudia Rodrigues de Morais Piovezan, Cristina Corso Ruaro, Eduardo Cambi, Hirmínia Dorigan de Matos Diniz, Hugo Evo Magro Corrêa Urbano, Leonardo Dumke Busatto, Mariana Seifert Bazzo, Marcelo Augusto Ribeiro, Márcio Soares Berclaz, Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini, Mônica Louise de Azevedo, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Paulo César Vieira Tavares, Priscila da Mata Cavalcante, Suzane Maria Carvalho do Prado, Vanessa Harmuch Perez Erlich e Willian Buchmann enviaram teses para que fossem discutidas no evento nacional.
Confira aqui as teses.
GRUPO DE TRABALHO SETORIAL
Ainda, representando o MPPR, participaram do Grupo de Trabalho Setorial “PROJETO SEMEAR - Enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas no âmbito do Ministério Público Paranaense”, apresentado no dia 29 de setembro, durante o Congresso, Cristina Corso Ruaro e Guilherme de Barros Perini.
A promotora de Justiça Cristina Corso Ruaro apresentou o Comitê de Enfrentamento às Drogas e a estratégia de atuação do MPPR no enfrentamento à drogadição. Na ocasião, foram entregues 40 exemplares do Manual de Orientação Funcional do Projeto Semear, juntamente com material didático sobre o crack e trabalho desenvolvido pelos Consultórios de Rua, encaminhado ao MPPR pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas (SENAD).
Confira aqui o Projeto Semear.
PARANÁ
Mais uma vez, os paranaenses marcaram presença no Congresso, com 29 teses apresentadas e o segundo estado com maior número de defesa de teses (16) foi o anfitrião do evento, Minas Gerais.
PALESTRANTES
A palestra de abertura do Congresso foi realizada por Luis Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e teve como tema os direitos fundamentais, questões penais e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
O evento trouxe palestrantes que trataram de temas como neurociência aplicada no direito, negócios jurídicos processuais e sua celebração pelo Ministério Público, realizações pessoais no mundo contemporâneo, entre outros temas de relevância para o aprimoramento da atuação da classe em todo o país, proporcionando, assim, a troca de experiências entre os participantes.
Para finalizar o Congresso, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, fez o discurso de encerramento.
XXII Congresso Nacional do MP - defesa de teses de associados
Alexandre Gaio
André Tiago Pasternak
Caroline Chiamulera
Cássio Matos Honoratto
Cláudio Smirne Diniz
Cristina Corso Ruaro
Eduardo Cambi
Hirmínia Diniz
Hugo Evo Magro C. Urbano
Márcio Soares Berclaz
Mateus Eduardo Bertoncini
Monica Louise de Azevedo
Vanessa Harmuch
Willian Buchman