Associados em Destaque 01/2016

Julio Ribeiro de Campos Neto, Manoel Ilecir Hecke, Ivana Ostapiv Rigailo, Silvia Luiza Dariva, Emília Ribeiro Arruda e Ademir Ribeiro de Souza
4 de julho de 2016 >

Julio Ribeiro de Campos Neto é condecorado com a Comenda Pinhão do Vale

No dia 30 de maio de 2016, no salão nobre da Faculdade Uniguaçu, em União da Vitória, em reunião solene da Academia de Letras do Vale do Iguaçu - ALVI, o associado Julio Ribeiro de Campos Neto foi condecorado com a Comenda Pinhão do Vale em virtude do brilhante trabalho desenvolvido à frente da Promotoria da Infância e Juventude daquela comarca.

Neste evento, o promotor de Justiça homenageado foi conduzido até mesa de autoridades pela acadêmica e fundadora da academia Sra. Leni Trentim Gaspari que também é mãe da associada procuradora da Justiça Rosangela Gaspari.

Durante a homenagem, o promotor de Justiça fez questão de deixar consignado que o recebimento de referida honraria decorria de um trabalho desenvolvido pela competente equipe da Promotoria de Justiça, capitaneada por este e composta pela assessora jurídica Araceli Cristina Giacomini Quadro,  pela oficial de promotoria Rúbia Andressa Schmidt e pelo estagiário de pós-graduação Bruno Augusto Nascimento.

Sobre a outorga da Comenda Pinhão do Vale pela ALVI, trata-se de iniciativa que nasceu no ano de 2003, de uma proposição dos Acadêmicos Odilon Muncinelli e Ivo Dolinski, a qual foi prontamente acolhida pelo Colegiado, por se enquadrar nos objetivos desta Academia. A indicação e escolha das pessoas a serem agraciadas é feita pelos membros integrantes da ALVI, levando em conta, como critério de merecimento, todo e qualquer trabalho trazido ao público, de reconhecido e expressivo valor literário, histórico e artístico, ou relevantes serviços prestados à comunidade, na área de abrangência da Academia, sendo que a instituição privilegia, todos os anos, dois exemplos maiores, um no campo das Letras e Artes e outro no campo Social.

 

 


 

Manoel Ilecir Heckert recebe Brasão de Maringá e o título de Mérito Comunitário

No início deste ano, em virtude da atuação na defesa do meio ambiente, o associado aposentado Manoel Ilecir Heckert recebeu o Brasão do Município de Maringá e o título de Mérito Comunitário.

O promotor trabalhou durante 20 anos em Maringá, onde atuou especialmente na área de proteção ao meio ambiente e aos animais, em situações de repercussão pública na cidade, ingressando com medidas judiciais e também na área extrajudicial, participando de reuniões, conselhos municipais e audiências públicas visando à solução de questões ambientais.

Durante a homenagem, Manoel relembrou da sua participação na Semana do Meio Ambiente em 2007, na luta pela preservação do Rio Pirapó, que abastece Maringá, entre outras.

Em discurso, após receber o preito na Câmara de Vereadores de Maringá, o associado afirmou que a homenagem é um marco em sua vida pessoal. “Me sinto muito orgulhoso pelo reconhecimento desta casa ao meu trabalho, mas ressalto que acredito que fiz o que era minha obrigação como promotor público. Somos servidores e precisamos fazer o nosso trabalho com excelência.”

  

  

  

  

  

 

Associada Ivana Ostapiv Rigailo é condecorada com a medalha “Coronel Sarmento”

No mês de maio, a associada Ivana Ostapiv Rigailo, promotora de Justiça que atua na Comarca de Pato Branco, foi condecorada com a maior honraria da Polícia Militar do Estado do Paraná: a medalha “Coronel Sarmento”. A entrega foi durante cerimônia no 3º Batalhão da PM, sob o comando do Tenente Coronel Éveron César Puchetti Ferreira.

A homenageada falou sobre a importância da homenagem. "Senti-me muito honrada com o recebimento da Medalha Coronel Sarmento, concedida pela Polícia Militar do Paraná, o fazendo em nome do Ministério Público e em nome de todos os valorosos colegas que diuturnamente se dedicam a essa valorosa instituição. O reconhecimento pelo trabalho desempenhado na comarca é gratificante e me faz agradecer a todos que colaboram para a constante busca pela eficiência em minha atuação funcional", afirmou.

Na oportunidade, a medalha também foi concedida ao Juiz de Direito, Udenir Sgarbi.

  

  

 

 

Silvia Luiza Dariva recebe o Prêmio Aliad@s pela cidadania LGBT

A associada Silvia Luiza Dariva e Pereira foi agraciada com o Prêmio “Aliad@s pela cidadania LGBT”, concedido pelo Grupo Dignidade, atuante na defesa e promoção da livre orientação sexual e identidade de gênero, bem como dos direitos humanos e da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar publicamente pessoas e organizações que têm contribuído para a causa LGBT com reflexo em Curitiba e no Paraná. O prêmio foi concedido à associada devido a sua contribuição para a retificação do registro civil de pessoas trans.

A homenageada salientou a importância da ação que resultou no preito. “Somente poderemos avançar, na perspectiva de construção de um mundo verdadeiramente mais justo e digno, se tivermos sensibilidade de sentir a ‘dor’ do outro. É uma honra fazer parte de uma Instituição que tem como ideal a busca incessante de minimizar as desigualdades sociais, daí porque recebo e retribuo ao Ministério Público do Paraná esta homenagem”.

O Prêmio Aliad@s pela cidadania LGBT foi entregue em mãos a Silvia em meados de março.

  

 

 

Associada Emília Ribeiro Arruda escreve artigo “Desvendando o Ministério Público”, na Revista Noroeste

A associada Emília Ribeiro Arruda de Oliveira ganhou destaque na Revista Noroeste, com seu artigo intitulado “Desvendando o Ministério Público”.

Em seu artigo, a procuradora de Justiça Emília discorreu sobre a função e a importância do Ministério Público. “A verdade é que o Ministério Público é a principal instituição voltada aos interesses e garantias da sociedade, isso porque suas atribuições são voltadas para o implemento de direitos ou para salvaguardá-los, seja na esfera criminal, em que os membros atuam promovendo em caráter complementar a investigação criminal, ou de forma privativa iniciam a ação penal pública, seja na esfera cível e afins, com a tutela dos direitos de incapazes, nas causas concernentes ao estado da pessoa, ações que envolvam litígios coletivos pela posse da terra rural, onde exista discussão de interesse público, apuração de atos ensejadores de danos sociais em procedimentos próprios, especialmente em inquéritos civis, outrossim com a instauração de ação civil pública”, explica. 

No artigo que ganhou a capa da revista, a associada ainda explicou sobre a atuação de promotores e procuradores de Justiça do MP, como se dá o ingresso na carreira, suas respectivas funções e enfatizou os desafios do dia a dia. 

  

 

 

Ademir Ribeiro de Souza recebe medalha “Heróis do Contestado”

O associado Ademir Ribeiro de Souza foi condecorado com a medalha “Heróis do Contestado”, concedida pela Polícia Militar do Paraná em virtude da reconhecida e destacada atuação na área criminal e na defesa intransigente da segurança da população.

O solenidade foi realizada no Auditório da OAB – Seccional de União da Vitória, e contou com a presença do Comando do 4º CRPM, representado pelo Major Renato dos Santos Taborda, do Comandante da 2ª CIPM, Capitão Gilmar Golemba Santana, assim como a presença do prefeito municipal, juízes, promotores, lideranças políticas e policiais militares da ativa e da reserva.

A medalha “Heróis do Contestado” foi criada por intermédio de portaria expedida pelo Comando-Geral da Polícia Militar e é destinada a homenagear militares, civis, entidades públicas e privadas que no transcorrer da história estiveram presentes no crescimento e evolução da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar - CIPM, denominada “Companhia Heróis do Contestado”. Ainda, os condecorados contribuíram  para o progresso, evolução social e preservação da ordem pública local.

  

  

  

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.