Associados participam do Ironman e da Maratona do Rio de Janeiro

Confira como foi a preparação e o desempenho dos atletas
8 de junho de 2016 >

Sonho, foco e superação: essas palavras definem um pouco de como foi o último domingo do mês de maio, dia 29, para os associados Marcelo Balzer Correia, Juliana Gonçalves Krause Kohlmann, Aurélio José Aggio, Andreia Cristina Bagatin e Silvia Skaetta Nunes. Os atletas participaram de duas importantes provas: o primeiro, da prova Ironman Florianópolis 2016 e os demais, da 14º Maratona do Rio de Janeiro.

Confira como foi a preparação e o desempenho dos atletas:

 

O desafio para Marcelo Balzer Correia

Dentre os cerca de dois mil competidores de diversos países que participaram da mais tradicional prova de triatlo nacional, estava o promotor de Justiça e Ironman Marcelo Balzer, com seu objetivo: completar a prova em menos de 11h.

No Ironman Florianópolis 2016, que foi realizado em Jurerê Internacional, Marcelo enfrentou o desafio de 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida, e alcançou seu objetivo: cumpriu a prova em 10h59min42s.

Para o corredor, “a linha de chegada vai muito além da medida do tempo registrado entre o tiro de largada e o final da última passada. Suor, esforço, sacrifício, dor, renúncias, dedicação, comprometimento, amor e paixão são alguns de seus sinônimos”, relata. “Seja a prova de 100 metros, 5 km, 10 km, maratona ou IRONMAN, a tão sonhada linha mágica, visão e momento mais desejado por todos os atletas é apenas o local simbólico entre o processo que vai do início da preparação a realização de um sonho”, confidencia o atleta.

 

 

 

O desafio para Juliana Krause

Corredora há 10 anos, a promotora de Justiça Juliana Krause, Diretora de Convênios da APMP, participou da Maratona do Rio de Janeiro, a maior do Brasil, que foi realizada no último dia 29 de maio. Esta não é a primeira vez da atleta em uma competição assim: ela também já correu outras seis meias maratonas, entre elas a de Curitiba e a Maratona de Buenos Aires.

Na Maratona do Rio de Janeiro 2016, que contou com a participação de 29 mil pessoas de todos os estados e de quatro continentes, a associada cumpriu o percurso de 42 km em 3h39min23s. Para Juliana, o momento mais difícil da prova foi durante o quilômetro 23.

Para alcançar tais feitos, a preparação é fundamental. A atleta adota uma alimentação regrada, com uma rotina de cinco ou seis treinos por semana, no período da manhã. A promotora também aponta a importância do preparo mental: “A prova precisa ser feita com o foco de quilômetro por quilômetro, degrau por degrau, um de cada vez, sem pensar na linha de chegada”, conta. “Quando chega nos 32km você pensa: agora só faltam mais 10km”, confessa a atleta.

Juliana, que também tem experiência em natação, destaca que diferente de nadar no mar, que depende das condições meteorológicas, correnteza, entre outros fatores, a corrida depende somente de si. A corredora ainda conta sobre a sensação de completar o percurso. “Ao terminar a prova, vem o efeito prazeroso, uma sensação que você pode tudo”, confidencia.

A promotora de Justiça irá representar a APMP na 1ª Corrida Nacional do Ministério Público, que acontece no próximo dia 19 de junho, em Recife-PE, no percurso de 21 quilômetros. Após, a atleta integrante da equipe Gustavo Borges, irá enfrentar seu próximo desafio na Maratona de Berlim, em setembro deste ano.

Para quem tem interesse em começar a se exercitar e futuramente participar de competições, Juliana deixa uma dica: “Treino difícil, prova fácil! Vai ser difícil, você vai correr sozinho, mas é preciso foco, treinar muito e se superar”, finaliza.

 

 

 

O desafio para Aurélio José Aggio

O promotor de Justiça Aurélio José Aggio também percorreu as ruas do Rio de Janeiro na 14ª Maratona. Aggio fez o percurso de 21 quilômetros em 1h49min e confessa que gostou muito da prova “Achei o percurso bonito, o tempo todo correndo à beira-mar, sem falar da organização e da estrutura que estavam impecáveis”.

O associado pratica esporte há muito tempo, no ciclismo e na natação, mas na corrida está há 2 anos e meio. Acumula desde que começou a correr várias provas de 5 Km; de aventura, na montanha, de 20km; e duas meias maratonas, de 21km. A primeira experiência em meia maratona foi em Camboriú, Santa Catarina. E agora, no próximo dia 12, estará retornando ao estado vizinho, mas agora para correr a meia maratona de Florianópolis.

O treinamento do esportista é intenso, quatro dias na semana treina corrida e um dia faz treinamento funcional e fortalecimento muscular. É acompanhado pela Assessoria Esportiva Four One, de Curitiba.

Aggio dá três dicas aos interessados em participar de provas mais longas: “Prepare-se! Busque um profissional de Educação Física para orientar e organizar a sua planilha de treino. Por fim, faça um acompanhamento nutricional”.

Ao final da entrevista, Aurélio dividiu qual é o seu próximo objetivo: correr a Maratona de Curitiba.

 

 

O desafio para Andreia Cristina Bagatin

Desde 2014 a promotora de Justiça Andreia Bagatin pratica a corrida de rua como atividade esportiva. A associada optou por essa modalidade devido à facilidade de adaptar os treinos, sem precisar ficar presa a horários fixos. A corrida do Rio foi a quinta prova de 21 quilômetros que participou.

Andreia considerou a prova de uma beleza indescritível, o percurso superou as expectativas, porém admitiu que por treinar em Curitiba, a alta temperatura do Rio de Janeiro causou um pouco de desconforto.

Para se preparar possui o acompanhamento de um profissional de Educação Física da assessoria esportiva MAXXYMA. Treina 03 vezes na semana e, antes de provas de longa distância faz, no sábado anterior a corrida, o “longão”, treino com maior distância. Informou que quando define a prova-alvo os treinos começam com no mínimo 03 meses de antecedência.

Para a associada, ao concluir a prova do Rio a sensação foi muito boa, a de dever cumprido. “Como nas outras corridas, pela liberação da endorfina, o sentimento positivo e a sensação de bem-estar ao finalizar o percurso é evidente. Correr é fazer bem para você mesmo, para sua saúde e sua vida”, explica.

As dicas que a atleta dá aos que querem começar a treinar são bem valiosas: faça exames médicos, como os cardiológicos e a espirometria, faça acompanhamento com um profissional de Educação Física. Para ela, seguindo essas sugestões você evita o risco de lesão.

 

 

O desafio para Silvia Skaetta Nunes

Para quem começou a correr com orientação em janeiro de 2016, a associada Silvia Skaetta Nunes já alcançou um grande objetivo: completou a sua primeira meia maratona em 2h40min, na 14ª edição da Maratona do Rio de Janeiro.  A promotora de Justiça tinha o hábito de correr desde 2012, mas foi só agora, no início do presente ano, que procurou um acompanhamento profissional e o encontrou na assessoria Four One. Tomou a decisão após definir que gostaria de começar um ano diferente.

Até chegar aos 21 quilômetros em 05 meses, Silvia participou de outras provas, de 5, 6 e 19 quilômetros, e admitiu que completar os 21 naquele local teve um sabor todo especial, pois é natural do Rio de Janeiro. Assim, percorrer o trajeto em sua cidade natal foi indescritível, difícil até de conter a emoção. Relatou que ao finalizar a prova um profundo sentimento de gratidão surgiu: “Gratidão! Uma emoção na alma, uma vontade de agradecer a Deus pela conquista do próprio limite! Ao concluir vi que sou capaz, com choros e sorrisos, queria apenas agradecer, pois senti que Tudo Posso Naquele que me fortalece”, confessa.

E Silvia não quer ficar parada, já no dia 19 deste mês de junho está inscrita para uma prova na cidade de Pato Branco, de 10 km, e em setembro participará da Meia Maratona de Buenos Aires, percorrendo mais 21 km.

A associada dividiu que na corrida é necessário ter paciência e seguir a orientação do seu treinador. Ainda, comentou que é fundamental ter um tênis de qualidade, procurar uma boa alimentação e buscar um profissional de Educação Física.

Finalizou informando que treina 04 vezes na semana com uma planilha bem alternada, ora o objetivo é tempo, ora é distância, ora é batimento cardíaco.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.