Bruno  Carazza é o convidado do Café com Letras

23 de junho, às 19h, na APMP - Combate à corrupção e os problemas estruturais do sistema político brasileiro
30 de May de 2022 > Assuntos Institucionais, Diretoria, Eventos Culturais

O próximo Café com Letras da APMP já tem data marcada, será no dia 23 de junho, às 19h. O convidado é o professor da Fundação Dom Cabral e analista político Bruno Carazza que debaterá sobre o "Combate à corrupção e os problemas estruturais do sistema político brasileiro"

O assunto é tema de seu livro “Dinheiro, Eleições e Poder: as engrenagens do sistema político brasileiro”, (Companhia das Letras, 2018). Nele o colunista do jornal Valor Econômico, faz uma análise sobre os custos do funcionamento do nosso presidencialismo de coalizão.  Professor da Fundação Dom Cabral e analista político, Bruno Carazza, criou uma metodologia original para destrinchar as engrenagens do sistema político brasileiro. 

Carazza compilou e cruzou um volume imenso de dados sobre doações de campanhas eleitorais. Em recente artigo publicado no jornal Valor Econômico ele explica que em geral os países definem a composição do financiamento das campanhas a partir de três fontes, dando mais ou menos ênfase em cada uma delas: dinheiro público, doações de empresas e doações de pessoas físicas. 

No Brasil, segundo ele, a marca é o desequilíbrio. “A gente saiu de um modelo que não era equilibrado porque era muito dependente das grandes empresas para outro modelo hoje que também é desequilibrado porque a gente está colocando cada vez mais dinheiro público nas campanhas e isso, além da questão do mau uso desse dinheiro, traz problemas para o funcionamento da democracia”, disse. Acesse aqui e faça a sua inscrição para o evento. 

PERFIL  

Pesquisador, é autor do livro “Dinheiro, Eleições e Poder: as engrenagens do sistema político brasileiro” (Companhia das Letras, 2018) e colunista do jornal Valor Econômico, com passagem também pela Folha de S. Paulo. Professor associado da Fundação Dom Cabral. 

Doutor em Direito Econômico pela UFMG (2016), mestre em Teoria Econômica pela UnB (2003) e bacharel em Ciências Econômicas (1998) e em Direito (2010) pela UFMG. 

Durante 20 anos, atuou em diversos órgãos da área econômica do governo federal, como Secretaria de Política Econômica (SPE), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda e Escola de Administração Fazendária (Esaf, onde foi diretor entre 2017 e 2019). 

Ministra cursos e palestras sobre cenários econômicos, conjuntura política, compliance e combate à corrupção, direito eleitoral e outros temas relacionados à interação entre as áreas do Direito, Economia e Ciência Política. 

SERVIÇO 

Palestra "Combate à corrupção e os problemas estruturais do sistema político brasileiro" 

Data: 23 de junho 

Horário: 19h   

Local: Salão Nobre – Sede Administrativa APMP – Rua Mateus Leme, 2018 - 3º andar.  

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.