BS Odontologia publica artigo sobre a saúde bucal da gestante

Saiba como prevenir gengivite e cáries na gestação
7 de março de 2022 > Convênios

SAÚDE BUCAL DA GESTANTE. SAIBA COMO EVITAR GENGIVITE E CÁRIES NA GESTAÇÃO. 

Durante a gestação, seus dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação saudável e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação. 

Há cada vez mais evidências relacionando problemas gengivais com nascimentos prematuros, e nascimentos de bebês com peso abaixo do normal. Com acompanhamento profissional e uma rotina de higiene bucal adequada, você pode reduzir significativamente ou até evitar cáries e gengivite durante a gravidez. 

O baixo peso nos nascimentos de prematuros é considerado uma consequência de uma gestação desfavorável. Pesquisas mostram que isso pode ocorrer como resultado de inflamação e infecção no corpo da mãe, o que pode interferir no desenvolvimento da placenta e do feto e também desencadear contrações uterinas e dilatação cervical, conduzindo à prematuridade. 

Por consequência do aumento dos níveis de progesterona na gestação, muitas mulheres desenvolvem gengivite. Isso acontece com mais frequência entre o segundo e o oitavo mês e pode ocasionar sangramento da gengiva durante a escovação, sensibilidade, vermelhidão e inflamação.  

A gengivite gravídica, como é chamada, representa uma resposta inflamatória à presença de placa bacteriana juntamente com a elevação das taxas hormonais durante a gestação. O organismo da mulher grávida, responde de forma exacerbada aos irritantes locais. Entretanto, gestantes com uma correta manutenção de higiene bucal não desenvolvem gengivite, uma vez que a placa bacteriana é causa necessária para sua ocorrência.  

Um estudo recente realizado pela Associação dentária Americana, (ADA- America Dental Association) confirma que o acompanhamento de um cirurgião dentista, é uma parte importante do pré-natal. Tal estudo afirma que mulheres grávidas podem se submeter ao tratamento dentário com segurança da 13ª à 21ª semana de gestação e para que a saúde bucal se mantenha durante a gestação, recomenda-se a escovação criteriosa após cada refeição e antes de dormir, com utilização de creme dental fluoretado e uso do fio dental duas vezes ao dia. 

O ideal é que a visita ao dentista, seja vista como uma rotina durante a gestação, para que as praticas de prevenção sejam possíveis e não apenas após a ocorrência de alguma alteração. Visite o seu dentista antes mesmo de planejar engravidar. 

 

Dra. Bruna Scripes e Dra. Fabíola Dominoni.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.