Café com Letras receberá Marcos Rolim e terá como tema “Segurança Pública com base em evidências”

Evento será mediado pelo promotor de Justiça Ricardo Casseb Lois
6 de outubro de 2022 > Eventos Culturais, Gerais

A APMP realizará mais uma edição do Café com Letras. O encontro será virtual, no dia 18 de outubro, a partir das 19h, com transmissão pelo Youtube da APMP. O palestrante é o doutor e mestre em Sociologia, especialista em Segurança Pública e jornalista Marcos Rolim.  

O mediador será o promotor de Justiça Ricardo Casseb Lois, que integra o Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (GAESP) e o Centro de Apoio Operacional Criminal, do Júri e Execuções Penais (CAOP). 

O evento terá como tema central “Segurança Pública com base em evidências”. Marcos Rolim oferecerá sua visão, considerada por muitos como reveladora e desconcertante, sobre segurança pública. Utilizando dados da moderna criminologia, analisando exemplos e fazendo uma análise comparativa de diversas práticas policiais internacionais, o jornalista mostrará como as polícias podem ser repensadas e quais os parâmetros mais promissores para uma reforma eficaz.   

Marcos é autor de vários livros, entre eles encontram-se “A Síndrome da Rainha Vermelha: policiamento e segurança pública no séc. XXI” (Zahar); “Desarmamento, evidências científicas” (Da Casa e Palmarica); “Bullying, o pesadelo da escola” (Dom Quixote) e “A Formação de Jovens Violentos, estudo sobre a etiologia da violência extrema” (Appris).   

O palestrante também desempenhou dois mandatos como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, tendo presidido a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) por seis anos consecutivos. Na CCDH, lançou as quatro primeiras edições do Relatório Azul e aprovou projetos como a Lei da Reforma Psiquiátrica (a primeira do Brasil e a segunda na América Latina) e a Lei de Proteção às Vítimas da Violência e às Testemunhas Ameaçadas (que introduziu o PROTEGE).   

Ainda como parlamentar, foi Deputado Federal, quando presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara dos Deputados durante o ano de 2000, criando as “Caravanas dos Direitos Humanos”, à frente da qual realizou seis viagens nacionais de inspeção a Manicômios, Presídios, Febens, Polícias, Asilos de Idosos e Abrigos de Crianças.  

O evento será somente virtual, com transmissão pelo canal do Youtube da Associação. Assista aqui.  

Para os associados e dependentes da APMP que estiverem acompanhando ao vivo, será realizado o sorteio de livros de autoria do convidado.  

Sobre o palestrante  

Marcos Rolim é doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado em Sociologia pela mesma Instituição; especialista em Segurança Pública pela Universidade de Oxford (UK) e jornalista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFSM).  

É professor do Mestrado em Direitos Humanos no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter, em Porto Alegre e vice-diretor da Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Membro do conselho administrativo da ONG Artigo 19 e da Assembleia Brasil da Anistia Internacional; é membro fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Instituto Cidade Segura (ICS). Presidiu as comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS e da Câmara dos Deputados e foi membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.