Campanha “Declare o Bem no seu Imposto de Renda” – Últimos dias para destinar parte do seu Imposto de Renda a projetos sociais

APMP está apoiando a campanha de estímulo à cidadania fiscal
22 de março de 2021 > Gerais

Associado, sabia que parte do seu Imposto de Renda (IR) devido pode ser destinado para projetos paranaenses em benefício das populações mais vulneráveis?  Para incentivar as doações, a APMP está apoiando a campanha “Declare o Bem no seu Imposto de Renda”, realizada pelo Instituto GRPCOM, Grupo Marista, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade (GBrasil) e que recebeu o apoio de outras 30 organizações. 

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto GRPCOM com Organizações não Governamentais (ONGs) de todo o Paraná, entre os meses de março e outubro de 2020, 35% das ONGs pesquisadas precisaram suspender suas atividades, e 41% correm o risco de não conseguir se manter financeiramente nos próximos meses, o que deixaria mais de 130 mil pessoas desassistidas.

Observando esse contexto, surgiu a campanha, que recebeu apoio de diversas empresas e organizações de todo o estado a fim de estimular a cultura da doação e aumentar de forma relevante os números dessa destinação.

Destinar para Transformar

Todos os anos, empresas e Pessoas Físicas precisam declarar o seu Imposto de Renda (IR). Parte desse valor pode ser destinado a projetos e fundos que transformam a comunidade nas diversas causas possíveis. Neste ano, considerando os impactos da pandemia, as destinações tornaram-se ainda mais importantes para as organizações sociais, que foram amplamente impactadas.

Como fazer a destinação

Os associados que não destinaram o IR até o dia 30 de dezembro de 2020 podem ainda fazer! Para isso, você deve declarar pela modalidade completa e realizar a destinação diretamente no Programa de Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril de 2021. 

Na hora de preencher sua declaração, no menu esquerdo, selecione “Doações diretamente na declaração”. Você pode escolher destinar até 8% do seu IR, sendo 6% para Cultura, Esporte, Infância e Adolescência ou Idoso, 1% para PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) e 1º para PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica).

Na declaração, você pode escolher para qual Fundo deseja destinar seu IR: Fundo Nacional, Estadual ou Municipal. Após a escolha, insira o valor que deseja doar.  Há um campo onde consta o valor total permitido. Caso tenha Imposto de Renda a pagar, esse valor será dedutível. Caso você tenha valor a restituir, a destinação será somada à restituição. 

Depois de incluído o valor, basta apenas emitir a guia, pagar o boleto e o valor será creditado no fundo escolhido (assista aqui o vídeo tutorial).

Sobre a Campanha

O portal da campanha disponibilizou todas as informações em um só lugar para auxiliar as empresas e pessoas que querem fazer a destinação de IR. Além disso, existe um espaço em que as ONGs podem expor seus projetos aptos a capturar recursos incentivados. 

Para a associada Karina Anastácio Faria Moura Cordeiro, Promotora de Justiça que atua na Promotoria de Justiça das Fundações e do Terceiro Setor de Curitiba, a campanha é promissora, e o grande número de apoiadores deve-se à nobreza da causa: “O Terceiro Setor passa por um momento difícil, causa alegria verificar que diversos segmentos da sociedade visam ajudar as organizações sociais através da destinação do imposto de renda. O incremento das doações, via renúncia fiscal, direcionadas aos fundos de direitos possui grande potencial para melhora do atendimento da população vulnerável do nosso Estado”, diz. 

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: programaimpulso.org.br/declareobem/.

Links úteis sobre a campanha:

Baixe aqui o guia de Destinação Fiscal.

Consulte aqui os projetos já aprovados para receber recursos. 

Clique aqui e conheça as empresas realizadoras e apoiadoras da campanha. 

 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.