Campanha “Deixa pra lá – tem alguém que te espera”
A 5ª e da 16ª promotoria de Justiça da comarca de Cascavel lançaram no dia 30 de março a campanha “Deixa pra lá – tem alguém que te espera”. A iniciativa é voltada a promover ações pela cultura da paz e redução de atos relacionados à dita “violência de ímpeto”, ou seja, situações corriqueiras que acabam terminando em agressões e/ou situações extremas, como mortes.
O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel e do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG).
O promotor de Justiça, Alex Fadel, explicou que a campanha busca conscientizar as pessoas em relação à necessidade de ter mais paciência, tolerância e empatia. “Não é efetivamente pegando a pedra e jogando na cara de alguém que você vai resolver o problema, pelo contrário, o que era problema pequeno pode se tornar um grande problema. Você pode matar alguém, machucar alguém ou ser machucado, machucar alguém da sua família”, destacou o promotor no evento de lançamento.
“A ideia do ‘Deixa pra lá’ é justamente conscientizar as pessoas com relação a paciência. A gente não pode controlar o que acontece com outra pessoa que pode estar em um mau dia, desatenta de alguma razão, um acidente de trânsito, uma palavra mal dita, mal colocada. É uma campanha de paciência e tolerância entre a comunidade de Cascavel”, complementou Fadel.
O também promotor de Justiça de Cascavel, Guilherme Carneio de Rezende, contou que a iniciativa foi motivada pelo alto índice de homicídios na cidade.
“Cascavel em 2022 assumiu as manchetes do país por questões não positivas, tivemos três homicídios praticados com extrema violência e por uma falta de reflexão dos envolvidos. Em decorrência dessas situações e também do grande número de homicídios que nós temos no município, pensamos em organizar uma campanha para conscientizar a população a instalar uma cultura de paz. Então, buscamos apoio junto a sociedade civil organizada, a prefeitura, e a câmara de vereadores e a partir daí conseguimos organizar toda a campanha”. contextualizou Rezende.
A promotora de Justiça e Diretora de Defesa de Prerrogativas da APMP, Simone Lucia Lorens, prestigiou o lançamento da campanha. O evento contou com uma simulação de briga de trânsito, que hipoteticamente culminou em violência e morte. A cena parou uma rua de Cascavel e impressionou pelo realismo.

Com o objetivo de divulgar a campanha e conscientizar a sociedade, a Campanha Deixa Pra Lá esteve presente também na primeira partida da final do Campeonato Paranaense, realizada no sábado (01), entre FC Cascavel x Athletico-PR. Durante o intervalo do jogo, uma faixa da campanha foi exposta por todo o Estádio Olímpico Regional, que na ocasião recebeu mais de 25 mil torcedores.
Com informações: MPPR e Prefeitura de Cascavel
Clique aqui para acessar as redes sociais da campanha.
Assista ao vídeo da campanha: