Chá de Confraternização celebra implantação de auxílio-saúde para pensionistas

Evento reuniu pensionistas na APMP
19 de agosto de 2022 > Diretoria, Pensionistas

A APMP retornou no dia 10 de agosto com o tradicional Chá das Senhoras. O evento foi promovido pela Associação para celebrar a implantação do auxílio-saúde para os pensionistas da APMP.

Cerca de 30 associadas estiveram presentes e degustaram de um cardápio especialmente preparado pelo Buffet Due Chef. No menu estavam tortas salgadas, quiches, bolos, docinhos, além de bebidas quentes e frias.

Na ocasião, o presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, recebeu todas as pensionistas e conversou sobre a implantação do auxílio. O Diretor de Pensionistas, Amarildo Souza de Paula, e a Assessoria Jurídica da APMP, Andressa de Carvalho, também estavam presentes e tiraram dúvidas sobre o tema.  

O Presidente da APMP fez uso da palavra e rememorou brevemente toda trajetória até chegar neste momento, da conquista deste direito do auxílio-saúde aos pensionistas.  

Eu me lembro lá em 2019, ainda pedindo o apoio e o voto de cada uma de vocês. Naquela ocasião, nós falamos que íamos criar uma diretora exclusiva para as pensionistas e lutaríamos pela paridade das pensionistas com os membros aposentados e ativos”, comentou.  

Glitz continuou, “O primeiro compromisso foi atingido com a nomeação do nosso querido Amarildo como Diretor de Pensionista”. O presidente da APMP fez seu agradecimento ao referido Diretor: “Obrigado, Amarildo. Saibam que toda demanda que chega até ele é tratada com muita seriedade e sabedoria. Ele não deixa passar nada, ele realmente leva as pautas para a Diretoria da APMP. Agradecemos sua dedicação para com a diretoria e para com cada associada”.  

Glitz destacou que aquele segundo compromisso, de lutar pela paridade, foi dividido em dois momentos. No primeiro momento, a APMP identificou no MPPR os atrasados, com certidões, estudando caso a caso das pensionistas. Já no segundo momento, lá em 2020, Pasternak afirmou que foi identificado que os pensionistas não tinham direito ao auxílio-saúde, então começou um intenso trabalho da Diretoria da APMP.  

Muito emocionado, pela importante conquista alcançada, detalhou: “Nossa estratégia passou primeiro por Brasília. Fomos no Conselho Nacional do Ministério Público fazer esse movimento, procurando a regulamentação no CNMP”.  

Em 2020, no meio da pandemia, começamos essa luta, o Paraná ergueu essa bandeira, nossa Diretoria que lutou junto ao Conselho Nacional do Ministério Público. Esse trabalho durou 01 ano lá em Brasília. Conseguimos aprovar, e mais importante, a aprovação foi com o expresso reconhecimento do direito dos pensionistas ao auxílio-saúde”, compartilhou. 

Após esse reconhecimento, o presidente da APMP afirmou que a atuação se voltou a esfera estadual, quando a Associação apresentou o requerimento ao PGJ solicitando o pagamento do auxílio-saúde, a título de reembolso das despesas com o plano de saúde dos pensionistas. Glitz destacou que, a partir de então, foram realizadas uma série de reuniões com o Ministério Público do Paraná. Foi em maio de 2022, após mais um ano de trabalho, que o Colégio de Procuradores aprovou o pagamento do benefício. 

Em agosto de 2022, será pago o primeiro auxílio-saúde dos pensionistas do Ministério Público do Estado do Paraná. É uma conquista da APMP, é uma conquista de cada pensionista. É um direito reconhecido”, finalizou Glitz. 

Em seguida, o Diretor de Pensionistas, Amarildo de Paula, se apresentou formalmente, pois pela pandemia o contato se deu de forma virtual. “Precisamos celebrar essa conquista, pois cada valor que recebemos será um incremento para o pagamento de nossas necessidades”, comentou. Amarildo também falou sobre a importância da união “Ou chegamos todos juntos ou não chegamos”. 

Na ocasião, a pensionista Nohemia de Jesus Santos Lima doou o livro “Existir no Tempo”, de sua autoria, para sortear entre as participantes. A ganhadora foi Yara Maria Vercesi, esposa do associado Francisco Vercesi Sobrinho, procurador de Justiça aposentado.  

Ao fim do encontro, a Diretoria assumiu o compromisso de realizar mais eventos de confraternização para as pensionistas e associadas da APMP. 

Clique aqui e veja as fotos. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.