Criação do Comitê de Igualdade de Gênero no MPPR é fruto do trabalho da APMP

Pleito associativo de 2020 é atendido pela PGJ
8 de julho de 2022 > Assuntos Institucionais, Notícias

Nesta sexta-feira, 08 de julho, um importante pleito associativo para a promoção institucional da igualdade de gênero foi deferido pela Procuradoria-Geral de Justiça. Com a expedição da resolução nº 4848/2022, o Ministério Público do Paraná (MPPR) instituiu o “Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero”. 

A criação do Comitê será um marco na história do nosso Ministério Público. Uma nova página está sendo inaugurada para oportunizar a permanente discussão sobre a equidade de gênero na carreira”, comemorou o presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz

Glitz destacou que esse foi um pleito defendido pela APMP desde o ano de 2020, quando foi protocolado o requerimento nº 14674/2020 e entre os diversos assuntos requeridos, no documento, o primeiro foi a criação desta Comissão.  

Para a Diretora de Mulheres Associadas da APMP, Mariana Dias Mariano, este espaço proporcionará que exista diversidade e pluralismo no âmbito institucional e dele, poderão surgir políticas e estratégias para capacitar os integrantes da Instituição e conscientizá-los da importância de uma efetiva igualdade matéria entre homens e mulheres no Ministério Público do Paraná. 

Esta vitória é de toda classe. Muito significativo que este grupo seja criado no momento em que estamos resgatando a história das mulheres do MPPR, por meio da iniciativa do lançamento do livro “Breve história das mulheres do Ministério Público do Paraná”, na qual a APMP além de apoiar, está patrocinando a edição impressa da obra”, explicou Mariana. “Estamos agindo, assim como as mulheres que iniciaram a luta pela igualdade de gênero, ainda no século XX”, concluiu.  

A associada Symara Motter, que esteve à frente da Diretoria de Mulheres, na gestão 2019/2021, também celebrou a instituição do Comitê. Motter relembrou que, quando ainda capitaneava a Diretoria, a APMP protocolou um segundo requerimento, sob nº 3360/2021, informando da criação desse grupo, com a mesma finalidade, no Tribunal de Justiça e solicitando a implementação também no MPPR, como forma de promover a concretização da Resolução nº 79/2020, de 30 de novembro de 2020, do CNMP, e também como forma de garantir a paridade com a magistratura paranaense. 

Lembro que foram dois requerimentos que assinei em conjunto com o presidente da APMP para solicitar a criação do Comitê. Hoje, ao saber da sua efetivação, percebo que estamos conquistando espaços tão necessários e urgentes na busca de uma instituição mais plural”, afirmou Symara. 

O último requerimento solicitando a célere criação do grupo foi protocolado no dia 28 de junho (confira aqui).  

O Comitê terá como presidente a associada Samia Saad Gallotti Bonavides e será composto por membras e servidoras. Confira como ficou a composição: 

Miriam de Freitas Santos; 

- Ana Carolina Pinto Franceschi; 

Mariana Dias Mariano; 

Carla Munhoz Gonçalves Venâncio; 

Mônica Louise de Azevedo; 

Simone Maria Tavarnaro Pereira; 

Isabella Demeterco; 

Amanda Ribeiro dos Santos; 

Aparecida Suely Barboza; 

Francine Lia Wosniak. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.