Curso de Filosofia continua em setembro, com o tema ‘Roma com os estoicos’

Novo módulo será on-line, pela plataforma Zoom. Participe!
31 de August de 2021 > Eventos Culturais, Gerais

Nesta quarta-feira, 1º de setembro, o projeto de filosofia da Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro (AMPERJ) inicia um novo módulo. Desta vez, o tema abordado será “Roma com os estoicos: um passeio virtual com o estoicismo romano”. Esta será a terceira iniciativa fruto da parceria entre APMP e AMPERJ.  

Os associados da APMP novamente são convidados para participar e continuar os debates filosóficos.  

As aulas serão nos dias 1º, 8, 15 e 22/9, sempre às quartas, às 18h30, pela plataforma Zoom. 

A ideia é fazer um projeto de turismo filosófico. Antes da pandemia, eu fazia isso de forma presencial, viajava guiando as pessoas pelas cidades, dando aulas de filosofia nos principais monumentos; agora vou usar os recursos do Google”, explicou o professor Silvério Ortiz

Ortiz utilizará o street view, serviço do Google Earth que possibilita visualizar os pontos que se quer no mundo por meio de imagens panorâmicas. 

Ele irá apresentar durante as aulas os três principais filósofos romanos: Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, também imperador. “O objetivo é trazer essa filosofia antiga tão importante e marcante, ligada à visitação da cidade”, conta. 

No dia 29 de setembro, também às 18h30, pelo Zoom, será realizado ainda um evento único unindo filosofia e música, o “Primavera filosófica, um florescimento musical”. 

“A proposta é dar a ideia do renascimento, tendo a primavera como metáfora de um recomeço, de um novo momento. Vamos trazer músicas que remetam a alguns autores e temas, e nos permitam explorar filosoficamente esse renascimento”, completou o professor. 

Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia. O link de acesso será enviado para os associados no dia do evento pelo Whats APMP. 

Programe-se e coloque na sua agenda

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.