Definidos os nomes que compõem a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça

Os membros do Ministério Público do Paraná votaram nesta terça-feira (15) e o resultado será encaminhado ao governador Ratinho Junior 
15 de março de 2022 > Assuntos Institucionais, Diretoria

Encerrado o processo de votação para o ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Paraná.  O promotor de Justiça, Francisco Zanicotti recebeu o maior número de votos com 418 votos, seguido pelo procurador de Justiça Gilberto Giacoia com 414 votos e o promotor de Justiça, Fuad Chafic Abi Faraj recebeu 106 votos. Participaram do pleito, 769 membros da instituição, foram  2 votos em branco e 4 votos nulos. O presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), André Tiago Pasternak Glitz, parabenizou os candidatos pela expressiva votação e pela demonstração de respeito à democracia, a natureza do Ministério Público brasileiro e, consequentemente em se submeterem ao processo eleitoral que externou a vontade da classe. “O processo eleitoral é o ápice do sistema democrático e dá legitimidade na condução do MPPR e na representatividade da instituição. Nesta eleição tivemos candidatos muito experientes que souberam conduzir o processo de forma harmônica e propositiva, o que condiz com a história do nosso MPPR”, afirmou Glitz. 

A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público encaminhará ao governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior, ofício comunicando a composição oficial da lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral de Justiça resultante da eleição interna que teve a participação maciça dos membros. O indicado e nomeado pelo Governador conduzirá o MPPR pelo biênio 2022/24. 

CONAMP  

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) encaminhou ao governador Ratinho Junior ofício expressando seu desejo de seja respeitada a vontade expressa nos votos.  O ofício assinado pelo presidente da CONAMP, Manoel Murrieta destaca afirma que “Em consonância com a missão constitucional do Ministério Público de guardião do regime democrático, e cumprindo o disposto na Resolução Conamp n. 01/03, as entidades representativas da classe têm assumido historicamente o compromisso de defender a escolha do candidato mais votado nas eleições para a composição de listas tríplices”. 

O documento reforça ainda que “Destarte, reconhecendo e respeitando o poder de Vossa Excelência em escolher um dos integrantes da lista, mas confiando na firmeza de vossas convicções democráticas, afirmadas ao longo de toda a vida pública, em nome da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público- CONAMP, entidade de classe que congrega cerca de 15 mil procuradores e promotores de Justiça do Brasil, postulamos que a escolha do Procurador-Geral de Justiça do Estado do Paraná recaia sobre o candidato mais votado”. 

A eleição foi realizada das 9 às 17 horas, mediante voto direto, secreto e plurinominal (cada eleitor pode votar em até dois candidatos). 

 Acesse o ofício da CONAMP na íntegra.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.