Diretor de Patrimônio e de Inovação e Tecnologia da APMP participa do ExpoJud 2025 com palestra sobre “Justiça na Blockchain”

Painel destacou o uso de contratos inteligentes e soluções descentralizadas no sistema de Justiça
16 de outubro de 2025 > Inovação e Tecnologia

O Diretor de Patrimônio e de Inovação e Tecnologia da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Marcos José Porto Soares, participou, na manhã desta quarta-feira (16), da edição 2025 do ExpoJud – Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação e Direito, um dos maiores eventos do país sobre transformação digital no ecossistema da Justiça.

Soares foi um dos palestrantes do painel “Justiça na Blockchain: contratos inteligentes e tribunais descentralizados”, que reuniu especialistas para discutir o impacto das novas tecnologias na administração da Justiça. A apresentação abordou como os contratos inteligentes (smart contracts) e as estruturas baseadas em blockchain podem contribuir para a segurança, a transparência e a eficiência dos processos jurídicos.

Trajetória 
Promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Marcos Soares é mestre em Raciocínio Probatório pelas universidades de Girona (Espanha) e Gênova (Itália), e integra a Coordenação do Grupo de Pesquisas em Direito, Inovação e Novas Tecnologias do MPPR. Possui especialização em Processo Civil e em Negociação e Arbitragem com ênfase em novas tecnologias, além de formação em programação para contratos inteligentes aplicados ao Direito. É também autor do livro “Justiça na Blockchain: Smart Contracts e Cortes Descentralizadas”.

O ExpoJud 2025 ocorre entre os dias 14 e 16 de outubro, reunindo autoridades, pesquisadores e profissionais do Direito e da tecnologia para debater os caminhos da transformação digital no Judiciário e nas instituições públicas.

📎 Saiba mais em: expojud.com/palestra/justica-na-blockchain

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.