Diretora de Mulheres participa de reunião do Comitê de Gênero do MPPR

Confira os assuntos debatidos
22 de September de 2023 > Notícias

No dia 19 de setembro, ocorreu a reunião do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero do Ministério Público do Paraná (MPPR). A Diretora de Mulheres da APMP, Mariana Dias Mariano, integrante do referido grupo, esteve presente no encontro, além das associadas, Samia Saad Galloti Bonavides, Mônica Louise de Azevedo, Mabiane Czarnobai Message e Ana Carolina Pinto Franceschi, e da servidora do MPPR, Aparecida Suely Barboza. A associada Amanda Ribeiro dos Santos, integrante da Comissão de Apoio da Diretoria de Mulheres, também acompanhou a reunião à distância. 

Na pauta estavam temas ligados à promoção de ações efetivas à equidade entre homens e mulheres no âmbito do MPPR, como a paridade de gênero na banca de Concursos do MP. Neste ponto, foi deliberado por enviar ofício ao PGJ requerendo tal igualdade, como também solicitar que nas provas tenham mais questões em Direitos Humanos e Igualdade de Gênero (considerando a interseccionalidade). 

O comitê também entendeu necessário coletar ideias e marcar rodas de conversas com integrantes do MPPR (Promotoras/es e Servidoras/es) para conversar sobre propostas concretas de atuação para o Comitê de Gênero. A data do encontro ficou para o dia 17 de outubro, às 10h, na Escola Superior do MP (ESMP), inclusive com o encaminhamento prévio de um formulário às /aos integrantes e servidores (as) para coletar informações. Na ocasião, será discutido sobre a proposta de elaboração de uma Política de Igualdade de Gênero do MPPR.   

Para a Diretora de Mulheres, Mariana Dias, é muito importante ver o comitê atuante e participando dessa mudança cultural e institucional tão necessária para um Ministério Público cada vez mais igualitário. Ressaltou, ainda, que a criação do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero do MPPR é fruto do trabalho da APMP.  

Diálogo com PGJ 

Logo após a reunião, no mesmo dia, o ofício mencionado foi minutado e as integrantes do grupo foram conversar com o PGJ, Gilberto Giacoia, em seu gabinete. Na oportunidade, receberam a informação de que a composição da banca do concurso que se encontra em andamento estava em fase final e, para sua formação, foi observada a paridade de gênero - inclusive por parte da OAB e do Tribunal de Justiça, que, a pedido do MP, sugeriram um homem e uma mulher.   

Durante o diálogo com o PGJ, também foi informado que o edital do concurso, já publicado, prevê matérias importantes, relacionadas ao tema, como protocolo para Investigar com Perspectiva de Gênero, aprovado pela resolução nº 492/2023. 

Ainda, as integrantes do comitê ressaltaram na reunião a importância de ser observada a paridade de gênero nas composições de mesas em eventos e nas divulgações efetivadas pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Instituição. 

Estavam presentes neste encontro no gabinete o Diretor-secretário e promotor de Justiça, Willian Buchmann, e o promotor de Justiça Marcelo Paulo Maggio, responsável pela Assessoria de Comunicação do MPPR. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.