Diretores da APMP são indicados pelo MPPR para o Conselho Penitenciário do Paraná
O Diretor da Mútua da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Francisco José Albuquerque de Siqueira Branco, e o Assessor Especial da Presidência da entidade, Wanderlei Carvalho da Silva, foram indicados pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, para integrar o Conselho Penitenciário do Estado do Paraná (COPEN), nas funções de membro titular e suplente, respectivamente.
As funções eram até então exercidas pelos associados Vani Antonio Bueno e José Aparecido da Cruz, que representaram a entidade no colegiado em período anterior.
A indicação atende a solicitação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e reforça a participação do Ministério Público nas discussões e deliberações relacionadas à política penitenciária estadual.
O Conselho Penitenciário do Estado do Paraná é um órgão de caráter consultivo e fiscalizador, com atribuições voltadas ao acompanhamento do sistema penitenciário, incluindo a análise de benefícios penais, pareceres sobre indultos e comutações de pena, além da fiscalização das condições de cumprimento das penas no Estado.