Eduardo Augusto Salomão Cambi é nomeado para o cargo de desembargador do TJPR

Nomeação ocorreu nesta segunda (15)
16 de agosto de 2022 > Assuntos Institucionais, Gerais

O associado Eduardo Augusto Salomão Cambi, promotor de Justiça e Diretor da Escola Superior do Ministério Público do Paraná (MPPR), foi nomeado nesta segunda-feira, 15 de agosto, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A vaga é referente à aposentadoria do desembargador Paulo Edison de Macedo Pacheco.

A nomeação do promotor de Justiça corresponde às vagas previstas no quinto constitucional – dispositivo jurídico previsto na Constituição Federal (Art 94) que estabelece que um quinto das vagas de desembargadores dos Tribunais dos Estados devem ser ocupadas por membros do Ministério Público e advogados de notório saber jurídico e não por juízes de carreira. O objetivo da previsão legal é garantir pluralidade ao tribunal.

Os profissionais a assumirem a vaga devem ter mais de dez anos de carreira e serem indicados em lista sêxtupla por seus respectivos órgãos de representação. Em seguida, o Tribunal de Justiça forma uma lista tríplice a partir das indicações, que é enviada ao Poder Executivo para a escolha e a nomeação do titular.

A data da posse do associado ao cargo de desembargador será divulgada nos próximos dias.

Trajetória – Eduardo Augusto Salomão Cambi ingressou no Ministério Público do Paraná em 2004, tendo passado pelas comarcas de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Umuarama, Prudentópolis, Dois Vizinhos e Castro. Em Curitiba, atuou na Assessoria de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

Entre 2013 e 2016 atuou como membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e de 2013 a 2015 como assessor especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública nas discussões relacionadas à reforma do Judiciário. Desde 2015 à frente da direção-geral da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, Cambi assumiu, em 2021, a presidência do Colégio de Diretores das Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil (Cdemp).

Fonte: MPPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.