Eduardo Cambi tomou posse como Presidente do Cdemp
Neste mês de março (17), o associado Eduardo Augusto Salomão Cambi, Promotor de Justiça e Diretor-Geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), tomou posse como Presidente do Colégio de Diretores das Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil (Cdemp).
Sobre o trabalho que pretende desenvolver no Cdemp, o associado destacou os desafios impostos com a pandemia de COVID-19: “As Escolas têm potencial de atuarem como verdadeiras pontes entre a instituição e as universidades e demais centros de ensino e pesquisa do país, promovendo a interlocução entre o conhecimento científico e os debates do universo jurídico. E especialmente nesse momento, é muito importante que a atuação institucional seja amparada na valorização do conhecimento técnico e científico e baseada em evidências para que, em cada município brasileiro, os membros do Ministério Público exerçam suas funções de fiscalização do poder público, assegurando a adoção das medidas necessárias e realmente eficazes para o enfrentamento da pandemia”, ressaltou.
Ainda, Cambi comentou que outro exemplo dessa possibilidade de interação instituição-sociedade são os frequentes debates, com ampla participação da comunidade, promovidos pelas escolas, no formato on-line, sobre temas como liberdade de expressão, estado democrático de direito e direitos humanos: “Valores que pensávamos estavam consagrados na Constituição Federal, muitas vezes acabam voltando à pauta e interessam a todos, pois afetam o dia a dia da população”.
Entre as prioridades listadas por Eduardo Cambi para o período em que estará à frente do Colégio de Diretores estão o fomento à docência, com o lançamento de um banco acadêmico nacional de membros do Ministério Público (veja como se cadastrar aqui); o incremento da comunicação e interação entre as escolas de todo o país; e a valorização e incentivo à atuação dos Promotores de Justiça para a resolução de conflitos no âmbito extrajudicial.
Sobre o Cdemp
Associação civil sem fins lucrativos que reúne 38 instituições, o Cdemp tem sua atuação voltada à promoção de intercâmbio científico entre os MPs de todo o Brasil. Unidades dirigidas às atividades de formação e aperfeiçoamento de Promotores e Procuradores de Justiça, as Escolas dos Ministérios Públicos são também importantes pontos de interação entre a instituição e a sociedade.
A APMP, que é parceira da ESMP, parabeniza o associado em mais essa conquista em sua carreira no Ministério Público!
Com informações e foto: MPPR.