Francisco Zanicotti é empossado no cargo de Procurador-Geral de Justiça do Paraná

Solenidade foi realizada nesta segunda-feira (08)
9 de abril de 2024 > Diretoria

O Promotor de Justiça e ex-Presidente da APMP, Francisco Zanicotti, foi empossado no cargo de Procurador-Geral de Justiça do Paraná. A solenidade foi realizada nessa segunda-feira (08), na sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba. 

A mesa de honra do evento foi composta pelas seguintes autoridades: o Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o Procurador-Geral de Justiça nomeado, Francisco Zanicotti; o Vice-Governador do Paraná, Darci Piana; a Presidente da APMP, Symara Motter; o Presidente do TJ-PR, Luiz Fernando Tomasi Keppen; o Vice-Presidente do TRE-PR, Luiz Osório Moraes Panza; o Presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães; o Corregedor-Geral do MPPR, Paulo Sérgio Markowicz de Lima; o Ouvidor-Geral do MPPR; João Henrique Vilela da Silveira; representando o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, o Procurador-Geral de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano; o Presidente da CONAMP, Tarcísio José de Souza Bonfim; a Presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter. 

A mesa estendida contou com a presença de Procuradores-Gerais de Justiça de outros estados, membros da administração superior do MPPR, bem como dos Conselheiros do CNMP, Jaime Miranda, Moacyr Rey Filho, Fernando da Silva Comin e Paulo Passos. O 1º Vice-Presidente da APMP, Fernando da Silva Mattos, e o 2º Vice-Presidente, Jorge Fernando Barreto da Costa, também prestigiaram a solenidade. 

Gilberto Giacoia, no início da sessão solene, convidou Francisco Zanicotti para prestar o juramento legal. Posteriormente, houve a leitura do termo de posse pelo Secretário do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, Wilde Soares Pugliese. 

Durante seu discurso na solenidade, a Presidente da APMP, Symara Motter, enalteceu a trajetória de Francisco Zanicotti e salientou a importância da união da instituição para enfrentar os desafios que surgirão nos próximos anos: 

O Ministério Público do Paraná emergiu com um líder escolhido através de um processo democrático amplo e robusto que garantiu a legitimidade e a representatividade necessárias para enfrentar os desafios complexos que permeiam a defesa dos direitos fundamentais. Esse processo, ao valorizar a diversidade, o debate e a participação da classe, contribuiu para fortalecer ainda mais a credibilidade da Instituição perante a sociedade”, disse a presidente. 

Em sua fala, o novo PGJ enalteceu o trabalho realizado por seu antecessor e agradeceu a confiança dos membros do MPPR: 

“Não são minhas qualidades pessoais e individuais que me possibilitaram chegar aqui, de jeito nenhum. Foi uma soma de situações, foram muitas coisas que aconteceram nessa careira de quase 30 anos. Foi uma junção de dons e talentos, de amigos e amigas que de alguma forma me ajudaram a gerar uma credibilidade para que eu fosse votado e trazido até aqui. Obrigado a todos. Esse é um reconhecimento de quem ninguém chega aqui sozinho”, destacou o novo PGJ. 

Confira aqui as fotos da solenidade de posse. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.