Gilberto Giacoia assume Procuradoria-Geral de Justiça do MPPR

Presidente da APMP prestigiou a solenidade
13 de abril de 2020 > Assuntos Institucionais, Diretoria

No dia 08 de abril, o Presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, prestigiou a posse do novo Procurador-Geral de Justiça do MPPR, Gilberto Giacoia. A solenidade foi transmitida ao vivo diretamente do plenário da sede do MPPR, em Curitiba.

Estiveram presentes na mesa de honra o Governador Carlos Roberto Massa Júnior, o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Deputado Ademar Traiano, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, e o Corregedor-Geral do MPPR, Moacir Gonçalves Nogueira Neto.

Ainda, assistiram ao evento, por meio de videoconferência, diversas autoridades do Paraná e do Brasil, Procuradores e Promotores de Justiça, servidores do MPPR, familiares, amigos do empossado e a população em geral. O evento foi realizado com a webtransmissão devido às medidas de prevenção à contaminação pelo Coronavírus.

Gilberto Giacoia recebeu o cargo das mãos do Procurador de Justiça Ivonei Sfoggia, que chefiou o MPPR nos últimos quatro anos. O novo PGJ exercerá a função no biênio 2020-2022.

Em seu discurso de entrega do cargo, o Procurador de Justiça Ivonei Sfoggia destacou diversas qualidades do novo Procurador-Geral, como preparo moral e intelectual, aguçada sensibilidade e alta capacidade para produzir consenso. Ivonei concluiu ressaltando que o novo PGJ saberá conduzir o MPPR “para um futuro marcado pela respeitabilidade na ordem política, jurídica e social do Estado Brasileiro”.

O novo Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia, em um breve discurso, conclamou os membros do MPPR para manterem sempre viva a indignação pela violação dos direitos humanos e das liberdades públicas e que a instituição, em claro mimetismo com a voz do povo, transforme-se na síntese dos mais legítimos anseios de cidadania e justiça. Ainda, Giacoia destacou a necessidade de que seus integrantes lutem contra os malfeitos sociais e políticos, recuperando os recursos públicos para que se possa ajudar mães em dificuldades, crianças e adolescentes explorados, idosos e enfermos abandonados e os desvalidos de modo geral, combatendo a miséria, cuidando da saúde, preparando a felicidade de todos e afastando o flagelo que atinge a sociedade.

André Glitz, em seu discurso, ao se referir ao Procurador Ivonei Sfoggia, comentou sobre as suas propostas de gestão: “Aqueles que acompanharam os últimos 04 anos de administração percebem, desde logo, o cumprimento de seus principais compromissos, consolidando esse período como um dos mais importantes marcos na história do MPPR, pois, para além do atingimento das metas propostas, nossa Instituição cresceu e evoluiu, apresentando arranjos capazes de fazer com que cada vez mais a atuação do membro do MP paranaense seja causa direta de um resultado positivo, concreto, na vida dos mais de 11 milhões de paranaenses”.

O Presidente da APMP complementou sua fala ao agradecer, em nome da Associação, o apoio e o reconhecimento da relevância do trabalho da entidade de classe: “Atualmente, o trabalho em conjunto entre a Instituição e a Associação não é mais uma opção, mas uma condição para a preservação do MP insculpido na Constituição Federal de 1988”.

Ao se dirigir à Gilberto Giacoia, André Glitz comentou: “A história da construção do Ministério Público que conhecemos é formada por capítulos de lutas - de dificuldades - de superação - de resiliência. Essa história confunde-se, em boa parte, com a história de vida de Vossa Excelência”.

André declarou ainda sobre o desafio em atuar nesses tempos: “Neste momento em que essa história já guardava a Gilberto Giacoia um capítulo reservado, enquanto integrante do seleto grupo de homens e mulheres responsáveis por trazer-nos até aqui, Vossa Excelência se apresentou - de forma humilde, como é de sua natureza - como opção para guiar-nos na travessia da tormenta que, mal sabia, estava para se tornar uma intempérie sem precedentes para todos nós”.

André Glitz, por fim, finalizou seu discurso com uma mensagem de apoio ao novo PGJ: “A mensagem que gostaria de lhe transmitir, portanto, não poderia ser outra que não a de apoio - a de que não apenas a APMP e seu Presidente, mas, sobretudo, que todos os membros do MPPR estarão ao seu lado nesta travessia e que certamente dela sairemos ainda mais fortalecidos - ainda mais humanos - ainda mais Ministério Público”.

Veja aqui as fotos da solenidade.

Assista aqui a solenidade na íntegra.

Com informações e fotos: MPPR.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.