Gilberto Giacoia recebe Cidadania Honorária de Curitiba
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Gilberto Giacoia, associado da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), recebeu na Câmara de Vereadores de Curitiba, na quarta-feira (8), o título de Cidadão Honorário da capital. A iniciativa foi do vereador Pier Petruzziello (PTB) que destacou o currículo do homenageado que está no seu quarto mandato no cargo de procurador-geral de Justiça.
Natural de Ribeirão Claro, Noroeste do Paraná, Giacoia está há 40 anos no MPPR. Também presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), de 1999 a 2000. “Ele é um cidadão do mundo que tivemos a sorte de ter escolhido como destino maior a nossa cidade. Aqui ele tem sido um dos grandes personagens, contribuindo o para o desenvolvimento social, legal e intelectual da nossa capital”, afirmou Petruzziello.
Bastante aplaudido, Giacoia agradeceu a homenagem citando o escritor curitibano Paulo Leminski e a adoração dos gregos, descrita no livro Na cidade antiga, de Fustel de Coulanges. “Pela cidade moderna e agora, podendo dizer pela nossa Curitiba, tenho o orgulho e a altivez de entoar em alto e bom som um brado de amor por Curitiba. Estou tomado de profunda emoção”.
Para o presidente da APMP, André Tiago Pasternak GLitz, a homenagem a Giacoia é “mais do que merecida, ele enaltece a nossa instituição e o seu humanismo é a encarnação de valores tão caros para o Ministério Público”.
Na sessão solene, conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Tico Kuzma (PROS), o vice-governador do Paraná Darci Piana confessou que, desde assumiu a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) se aconselha com o procurador-geral de Justiça. “Bebo da sua sabedoria. É um homem sério, tranquilo. É um irmão que eu tenho no Paraná. Um ser humano fantástico”.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimental também exaltou as qualidades do homenageado. “É um homem público a frente do seu tempo, inovador, criativo, sensível e um dos homens mais cultos do nosso estado. Sua trajetória profissional é motivo de orgulho para todos os paranaenses”.
Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010), Giacoia também foi professor na Graduação e Pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que pertence à Universidade do Norte do Paraná. Atuou nas Comarcas de Bandeirantes, Cambará, Umuarama, São Jerônimo da Serra, Carlópolis, Jacarezinho, Ponta Grossa e Londrina.
O título de Cidadão Honorário de Curitiba foi entregue pela primeira-dama de Curitiba Margarita Sansoni, pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel e pelos vereadores Pier Petruzziello (PTB), Mauro Bobato (PODE), Alexandre Leprevost (Solidariedade) e Sérginho do Posto (DEM).
Participaram do evento, além das autoridades já citadas, presidente do Tribunal de Contas, Fabio Camargo; presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Tito Campos de Paula; representando a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), subdefensora pública-geral Olenka Lins, Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. Também participaram os associados da APMP: procuradores de Justiça: Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Milton Riquelme, ex-procurador-geral de Justiça e ex-presidente da APMP, Ivonei Sfoggia; subprocurador-geral de assuntos administrativos José Deliberador Neto e Marcello Augusto Cleto Melluso. O procurador de Justiça aposentado Luiz Celso de Medeiros; e, os promotores de Justiça: 1º. Secretário da APMP, Fernando da Silva Mattos; Diretor de Eventos Culturais da APMP, Régis Rogério Vicente Sartori; diretor-executivo da PROMED, Willian Buchmann; Conselheira Fiscal da APMP, Aysha Sella Claro de Oliveira; Coordenador da Escola Superior do MP, Eduardo Cambi, e Caroline Mezzaroba.
Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC