Grupo de Estudos de Londrina realiza eventos nesta semana

Reunião dia 27 e Palestra dia 28
24 de agosto de 2015 >

Reunião Ordinária

A reunião do Grupo de Estudos de Londrina, Promotor Santa Rita, acontecerá nesta quinta-feira (27.08), às 18h, na Fempar de Londrina, localizada na Rua Parigot de Souza, n° 80.

O encontro reunirá associados de dezenove comarcas que integram o grupo e contará, ainda, com a presença do Corregedor-Geral do MPPR, Arion Rolim Pereira, e do Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público - APMP, Cláudio Franco Felix. Na ocasião, serão pautados assuntos de interesse institucional.

 

Evento - Violência Doméstica e Feminicídio

No dia seguinte, sexta-feira (28.08), o Grupo de Estudos de Londrina e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF promoverão o evento “Violência Doméstica e Feminicídio”.

Com início às 19h, o encontro tem o objetivo de realizar uma análise sobre os principais aspectos da violência doméstica contra a mulher. Pretende-se realizar um retrospecto histórico, analisando as principais legislações sobre o tema, dentre elas a Lei Maria da Penha e a nova Lei de Feminicídio.  Além disso, haverá a abordagem de questões pontuais e relevantes para o atendimento e encaminhamento das vítimas.

A palestrante convidada é a Promotora de Justiça do Estado de São Paulo, Valéria Diez Scarance Fernandes.

Sobre a Palestrante

Valéria é mestra e doutora em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Secretária Executiva do GEVID - Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Paulo - Capital, até abril de 2013. Escreveu sobre temas variados como tortura e violência sexual contra crianças e adolescentes. Obteve título de doutorado com a tese "Lei Maria da Penha: o Processo Penal no caminho da efetividade", com uma abordagem inovadora e multidisciplinar da violência contra a mulher, destacando aspectos como direito comparado, o silêncio da vítima de violência, o processo penal protetivo e o processo penal criminal de violência contra a mulher. Representou o Ministério Público do Brasil junto à ONU em reunião realizada em Bangkok (abril de 2013), para discutir um manual de atuação funcional destinado aos Promotores de Justiça que trabalham no enfrentamento à violência contra a mulher ao redor do mundo. Em 2014, foi convidada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para participar do programa de intercâmbio "Combating Domestic Violence".

O evento acontecerá no Auditório Sincoval (Rua Governador Parigot de Souza, 220, Jd Caiçaras - Londrina/PR) e é aberto ao público.

Para inscrições e mais informações clique aqui.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.