Maria Tereza Uille Gomes é aprovada pelo Plenário do Senado para vaga no CNJ
A associada Maria Tereza Uille Gomes, ex-presidente da APMP e ex-Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Paraná, foi aprovada nesta terça-feira, 25 de abril, pelo Plenário do Senado Federal para a vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A indicação da procuradora de Justiça foi aprovada com 58 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções. A vaga que Tereza ocupará é proveniente da Câmara dos Deputados. O nome de Maria Tereza já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado no dia 15 de março.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), relator da indicação na CCJ, ressaltou a “altíssima qualidade intelectual, pessoal, e humanística de Maria Tereza”. O senador destacou a experiência da indicada no poder público do estado do Paraná e, ainda, salientou que o Congresso terá, no Conselho Nacional, uma representação a altura das expectativas do país.
José Agripino (DEM-RN) destacou que Maria Tereza, ex-secretária de Justiça do Paraná, conseguiu o resultado “milagroso” de diminuir a população prisional do estado sem aumentar a delinquência ou a insegurança no local.
- Você diminuir a população carcerária, ou seja, deixar que presos ou apenados saíssem da prisão sem aumentar a criminalidade, mantendo os padrões de segurança, é só através de qualidade de gestão no sistema prisional, no sistema carcerário e no sistema de administração de Justiça no estado do Paraná – disse.
A APMP parabeniza a associada e deseja votos de uma profícua atuação no CNJ. O presidente da APMP, Cláudio Franco Felix, ressalta que este é o resultado da trajetória profissional de Maria Tereza, que possui um perfil único. “É comprometida, dinâmica e de produtividade excepcional”, destaca.
Com informações: Agência Senado
Foto Capa: Edilson Rodrigues/Agência Senado